25/05/2021

Zenaide renova apelo para votação do PL da Enfermagem

Nesta segunda (24), na sessão Especial do Senado em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) renovou o apelo para que seja pautado o PL 2.564/20, que define piso salarial nacional e jornada de 30 horas para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.
.
Em seu discurso, Zenaide, que é relatora do PL 2.564/20, parabenizou os profissionais da Enfermagem pela passagem de seu Dia, comemorado em 12 de maio; saudou o autor do PL, senador Fabiano Contarato, e pediu que os senadores ajudem a pautar e aprovar o projeto de lei. A parlamentar destacou a importância da Enfermagem em todos os momentos da vida das pessoas e, em especial, no combate à pandemia, período que tem custado a vida de muitos desses profissionais da saúde e que reforça a necessidade do Congresso aprovar a valorização salarial e a redução nas jornadas extenuantes propostas no PL 2.564 para esses trabalhadores.
.
“A Enfermagem está presente na vida dos brasileiros do nascimento até o óbito. Está na atenção básica, na média e na alta complexidade. Nada mais merecido do que aprovar um piso para esses trabalhadores! Temos que pautar o PL 2564/20, para sermos solidários com quem passa a vida sendo solidário com todos nós”, defendeu Zenaide.
.
A senadora também lembrou que 87% dos profissionais de Enfermagem são mulheres e a maioria, negra; portanto, a aprovação do PL será também uma vitória na luta feminina por direitos e melhores condições de trabalho.
.
A sessão especial do Senado contou com a participação de representantes de diversas entidades representativas dos profissionais de enfermagem, entre elas, a enfermeira Mônica Calazans, primeira brasileira vacinada contra a COVID-19 e que virou símbolo da importância do SUS e da dedicação diária dos profissionais da linha de frente de combate à pandemia.
.
O PL 2.564/20 já conta com parecer favorável de Zenaide Maia e está pronto para entrar na pauta de votações do Senado Federal. Vários senadores que participaram da sessão desta segunda se comprometeram com a aprovação do projeto é com a busca de alternativas orçamentárias para viabilizar o pagamento do piso das categorias da Enfermagem.

Compartilhe:

Mais notícias

Relatório de Zenaide aprovado: laboratórios públicos devem priorizar produtos nacionais  

Reforma eleitoral: Zenaide pede audiência pública e luta para barrar retirada de direitos das mulheres

Senadora Zenaide prestigia exposição pelos 100 anos de Dona Militana na Pinacoteca do RN

Indicada por Zenaide, primeira mulher trans doutora pela UnB recebe diploma Bertha Lutz