O plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (15), um voto de aplauso proposto pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN) para a jogadora Marta, atleta brasileira de futebol mundialmente reconhecida por seu talento, por seus prêmios e por suas vitórias em campo.
“A homenagem à jogadora Marta Vieira da Silva, conhecida mundialmente como Marta, é um reconhecimento mais do que merecido a uma das maiores atletas da história do futebol brasileiro e mundial. Nascida em Dois Riachos, Alagoas, Marta, uma mulher negra que milita contra o racismo e contra outras formas de preconceito, enfrentou uma infância pobre e venceu inúmeras adversidades antes de se tornar a maior artilheira de todas as Copas do Mundo de futebol feminino e masculino. Esta genial representante do futebol-arte também foi eleita por seis vezes a melhor jogadora do mundo pela FIFA (Federação Internacional de Futebol)”, afirmou a parlamentar.
Ainda conforme Zenaide, Marta representa, com sua trajetória, a superação, o talento e a determinação que inspiram milhões de jovens, especialmente mulheres, que sonham em conquistar seu espaço no esporte. “Sua carreira é marcada por recordes, títulos e, principalmente, pela defesa dos direitos das mulheres no esporte, sempre lutando por igualdade de condições e oportunidades no futebol feminino”, frisa a senadora.
Como embaixadora da ONU Mulheres, a atleta usa sua voz para promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino, reforçando a importância do esporte como ferramenta de transformação social. Nesse sentido, Zenaide assinala que o voto de aplauso do Parlamento brasileiro representa não só uma celebração da carreira vitoriosa da jogadora, mas também um reconhecimento de seu papel fundamental na construção de um futuro mais justo e igualitário para as próximas gerações.
“Além de seu brilhantismo em campo, Marta é reconhecida por seu compromisso social. Esta grande artista do esporte é um ícone, uma referência nacional e internacional que orgulha o Brasil, e esta homenagem simboliza o nosso respeito, admiração e gratidão por tudo que ela representa para o esporte e para a sociedade”, frisou Zenaide.
Conforme o Regimento Interno do Senado, o voto de aplauso abarca temas de alta significação nacional ou internacional.
Defesa das mulheres
Como Procuradora Especial da Mulher no Senado, Zenaide enfatiza fazer parte do papel de legisladores celebrar e defender a mulher brasileira em primeiro lugar. Para ela, Marta é a prova viva de que ser a melhor do mundo é uma jornada possível.
“Marta dá um exemplo imenso para meninas sonhadoras porque, antes tarde do que nunca, o Brasil e os espaços de comunicação mostraram esta artilheira jogando em campo, tornando-se uma militante ativa na luta pelos direitos das mulheres, pelo direito de igualdade de tratamento e de condições que, até hoje, são dispensados só aos homens”, sustenta Zenaide.
De acordo com a parlamentar, na figura “desta brilhante artista dos campos”, que “imensamente” contribuiu com seu exemplo para combater o racismo e incentivar milhares de meninas a sonharem com esse mesmo futuro, o Senado estenderá suas homenagens a todas as outras estrelas do futebol feminino brasileiro que brilharam não só em solo nacional, mas chamando atenção internacional em Copas do Mundo e em Olimpíadas.
Confira mais da manifestação integral de Zenaide:
Proponho a este Senado Federal aprovar um voto de aplauso para a gigante jogadora Marta, reconhecida mundialmente como uma referência do futebol feminino e orgulho do Brasil.
As meninas de todos os cantos deste país as que moram no interior, no sertão, nas periferias, as que vivem em famílias que sobrevivem com um mísero salário mínimo ou enfrentam o desemprego… Todas essas mulheres do amanhã viram, nas televisões, na internet, Marta e toda a seleção brasileira dar o melhor de si, batendo um verdadeiro bolão contra o machismo e provando que lugar de mulher é onde ela, a mulher, quiser estar!
Maior artilheira da seleção brasileira, Marta tem uma trajetória de recordes, prêmios e títulos dentro do futebol. Reconhecida internacionalmente, já foi seis vezes considerada a melhor jogadora do mundo, fez a maior quantidade de gols em Copas. Ela está marcada história do futebol feminino mundial, e mais do que nunca este Congresso Nacional pode, E DEVE!, dedicar todos os aplausos e homenagens a esta atleta que fez revoluções com sua biografia cheia de talento, coragem, força e sensibilidade.
Certa vez, vi uma entrevista de Marta na qual ela lamentava nunca ter visto, na mídia, mulheres competindo e jogando futebol, o que a impossibilitava de sequer sonhar em um dia virar uma atleta e se tornar a referência absoluta que é hoje. Por isso, quando o Brasil se curva para aplaudir sua carreira de sucesso, estamos todos nós, hoje, também abrindo um caminho para que todas as mulheres se sintam mais do que acolhidas, se sintam REPRESENTADAS em todas as carreiras e espaços que queiram atingir, conquistar, trabalhar, exercer seus mais distintos e admiráveis talentos.
Meninas, adolescentes, jovens mulheres do meu Seridó, das comunidades e favelas das capitais brasileiras, da Amazônia, do Nordeste todo, do Sudeste, do Sul, meninas negras que enfrentam o racismo estrutural que envergonha este país, meninas guerreiras e valentes que estão hoje num banco escolar desenhando seus projetos de vida com a mais sensível delicadeza do sonho, a todas vocês o futuro pode inspirar que sejam como Marta ou como quem mais vocês quiserem ser! Livres, cheias de talento e de autoestima, valorizadas e reconhecidas – a tempo! -, pelas políticas públicas do Estado brasileiro.
E é papel nosso, como agentes públicos eleitos pelo voto do povo, garantir orçamento público, projetos, investimentos em Educação desde a infância, em saúde de qualidade, em acesso às mais diversas atividades esportivas e artísticas, para que minhas netas, para que as gerações futuras comecem agora a transformar nosso Brasil num país justo, igualitário, fraterno.
O Brasil do futuro é o Brasil de Marta e da Seleção Feminina de Futebol. O país que sonho para nossos netos e bisnetos é um país livre de preconceito, de discriminação salarial, de violência doméstica e familiar, de feminicídio. Vim do Sertão do Rio Grande do Norte, do meu amado Seridó, me formei médica numa família de 16 irmãos, e também dou meu testemunho para que todas as meninas da minha terra saibam que sonhos são possíveis e movem nossa vida.
Propor na tribuna do Senado este gesto de louvor é celebrar a mulher brasileira em primeiro lugar. Apresentar este voto de aplauso a Marta também significa estendê-lo a todas as outras estrelas do futebol feminino brasileiro que brilharam nos jogos da Copa do Mundo de Futebol deste ano.
Viva Marta, viva todas as jogadoras da Seleção Brasileira que brilharam e nos encheram de orgulho e representatividade nesta Copa, viva o nosso Brasil bonito, viva o povo brasileiro cheio de grandes estrelas e joias que precisamos apoiar, promover, valorizar e aplaudir!
Encerro este requerimento de voto de aplauso citando outro titã que orgulha o Brasil, a imortal Fernanda Montenegro, nossa grande atriz que é símbolo de coerência intelectual e artística, de cidadania e de trajetória extraordinária nas nossas artes cênicas. Disse Fernanda em uma entrevista, fazendo literatura pela boca: “Ninguém segura o movimento de sobrevivência do ser livre, do ser luminoso, que é quem faz a vida existir de forma quente, sanguínea, fraterna”.
Muito obrigada a todas e a todos!