Em dia de mudança no comando da Corte máxima de Justiça no Brasil, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) parabenizou publicamente fazendo votos de êxito ao ministro Luís Roberto Barroso pela posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Procuradora da Mulher no Senado Federal, a parlamentar também agradeceu à ministra Rosa Weber, antecessora de Barroso no comando do STF e do CNJ, pelo legado em defesa da promoção de juízas no Poder Judiciário e pela conquista da garantia de financiamento de candidaturas de mulheres nos partidos políticos.
“Parabenizo o ministro Luís Roberto Barroso pela posse como presidente do STF e do CNJ. Faço votos de sucesso para sua gestão, reiterando, como senadora da República e Procuradora da Mulher no Senado, nossa agenda democrática comum por um país justo e com oportunidades iguais para nosso povo”, destacou a senadora.
Na mesma ocasião, Zenaide deu seu testemunho de agradecimento e admiração à ministra Rosa Weber, destacando que esta encerra uma “brilhante carreira” na magistratura nacional, tendo presidido o STF, o CNJ e também o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como presidente do TSE e relatora de uma ação na Corte Eleitoral, Rosa garantiu, em 2018, que 30% do fundo de financiamento de campanhas sejam destinados a candidatas mulheres.
“A ministra Rosa Weber foi coragem ao ter encampado a paridade de gênero para garantir a promoção de juízas às cadeiras dos tribunais, que o CNJ, na sua gestão, aprovou esta semana. Quero agradecer a esta grande ministra porque ela também ter sido responsável pelos 30% de financiamento obrigatório do fundo eleitoral para candidaturas femininas. Meu elogio público às mulheres dos Três Poderes na luta pelo avanço da equidade de gênero no Brasil”, frisou Zenaide.