Procuradora Especial da Mulher no Senado Federal, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) incentiva a população a votar nas eleições que ocorrem em mais de cinco mil municípios em todo o país no próximo domingo (06).
“As eleições de 2024 também definem a sua vida, sim! Pegue o seu título eleitoral, informe-se sobre as candidaturas, pesquise propostas e deposite seu voto na urna, no próximo domingo, para decidir quem ocupará a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de seu município! Democracia é coisa séria, é o valor que rege e une este país!”, reitera a parlamentar.
Conforme Zenaide, a participação da comunidade na votação para eleger os representantes que vão cuidar dos municípios é de importância fundamental para a proteção e a garantia dos direitos das crianças, dos idosos, dos trabalhadores e de diversos outros grupos da sociedade.
“É nas cidades, afinal, onde as pessoas vivem seu dia a dia e trabalham, razão ainda mais importante para cada cidadão e cidadã pesquisar sobre os concorrentes, deixar o título eleitoral atualizado e ir à urna eletrônica para fazer valer sua voz. Além de gestores municipais trabalhando para combater toda forma de violência, precisamos de vagas em escolas e creches e de consultas médicas e tratamento de saúde, por exemplo. É direito de todos, pela lei, ter acesso gratuito a serviços públicos básicos. Esse atendimento humano, permanente e próximo pode salvar vidas! Pense nisso!”, salienta Zenaide.
Reforçando que a presença ativa da população nas eleições para prefeituras e câmaras é ainda mais necessária porque o poder público local é a esfera administrativa do Estado mais próxima da vida cotidiana, a senadora frisa que as famílias têm no voto a maior força para lutar por uma vida melhor: “As eleições chegaram, e a gente tem que participar para fazer a diferença. É a vida de nossas famílias e é o futuro das nossas cidades que estão em jogo no Rio Grande do Norte e em todo o Brasil! Democracia é a voz e a vontade livres do povo”.
Zenaide ainda lembra que, numa ditadura como a que existiu no Brasil entre 1964 e 1985, o povo não vota nem escolhe governantes e perde seus direitos e sua liberdade de expressão. Também conforme alerta a parlamentar, a história mostra que quem critica o governo num regime de exceção pode ser preso, torturado, desaparecido ou assassinado.
“É nos municípios que todo eleitor e toda eleitora exercem seu direito de escolha para que a cidade seja administrada de forma eficiente e ofereça à comunidade saúde, escola, segurança, infraestrutura, cultura, esportes. Escolha seus candidatos e candidatas, exerça seu direito de voto na nossa democracia e ajude a transformar o lugar onde você vive com mais políticas públicas, desenvolvimento e investimentos! As futuras gerações também agradecem. Façamos por nós e pelos que virão!”, assinala a parlamentar.
Justiça Eleitoral
Em todo o processo de escolha de representantes políticos no Brasil, há mecanismos da Justiça Eleitoral para garantir a normalidade dos pleitos, a segurança do voto e a liberdade democrática. Por esses critérios, o Brasil se tornou referência mundial em eleições.
SAIBA MAIS AQUI sobre esta festa da democracia que define o futuro de sua cidade e merece tanta atenção e importância quanto as eleições que elegem o ocupante da Presidência da República.
Da primeira mulher a comandar um município aos prefeitos indicados pelo governador: confira 10 curiosidades sobre as eleições municipais.