A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) e o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, reuniram-se, nesta quarta-feira (09), em Brasília, com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, solicitando e garantindo financiamento federal para a construção de um novo abatedouro público no município.
“O ministro se comprometeu que vai, sim, financiar o abatedouro de Caicó. Essa cidade do coração do nosso Seridó quer, merece e tem potencial para exportar a todo o Brasil e ao mundo a sua famosa e saborosa carne de sol. Esse novo equipamento, sonhado há décadas, é necessidade urgente e vai gerar valor agregado com essa atividade que gera emprego, aquece a economia, reforça nossa cultura e dinamiza toda a região do Seridó”, salientou Zenaide.
Durante a agenda, o gestor municipal apresentou dificuldades enfrentadas pelo abatedouro atual, que já não atende às normas sanitárias e operacionais exigidas pelos órgãos públicos de controle. A prefeitura considera a construção de um novo equipamento estratégica para a segurança alimentar, a saúde pública e o fortalecimento da economia local.
A urgência da obra também se justifica, conforme Tadeu, pela relevância econômica e cultural da carne de sol produzida em Caicó, reconhecida nacionalmente como um dos principais símbolos da culinária nordestina. “Valorizar essa cadeia produtiva é também valorizar a história, a identidade e o potencial econômico do nosso povo”, destacou o prefeito.
De acordo com a prefeitura, o novo abatedouro representa um passo essencial para garantir melhores condições de trabalho aos produtores e marchantes, ampliar a capacidade de abate, assegurar a qualidade dos produtos comercializados e impulsionar a geração de emprego e renda.
“O ministro Fávaro, meu companheiro de partido no PSD e senador licenciado, é um aliado na necessidade nacional por descentralizar e interiorizar os recursos federais. Obras como o abatedouro de Caicó são fundamentais para enriquecer os arranjos econômicos e explorar de forma sustentável as potencialidades dos nossos municípios, gerando desenvolvimento, emprego, renda e justiça social”, enfatizou Zenaide.
Equipamentos para Caicó
Cidadã seridoense que estudou em escola pública em Caicó, a parlamentar guarda especial relação afetiva com o município, tendo a ele tem destinado emendas parlamentares a que tem direito legal no Orçamento Geral da União para saúde, educação e outras áreas centrais. “O compromisso do governo federal para destinação de recursos é resultado de nossa articulação coletiva dentro da política do bem comum”, observou Zenaide.
Fávaro também divulgou a conversa em suas redes sociais, reforçando a parceria política por oportunidades para o agronegócio na região do Seridó.
“Na pauta da reunião o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que padroniza a inspeção desses produtos garantindo qualidade e segurança alimentar. Com a certificação, produtores podem comercializar itens em todo o território nacional. Por exemplo, a famosa carne de sol de Caicó”, declarou o ministro.
O encontro, do qual participaram outros representantes políticos do município, também tratou, segundo Fávaro, da aquisição de maquinário agrícola para fortalecer a produção local, com equipamentos que, conforme garantiu o ministro, “em breve serão entregues” ao Estado do Rio Grande do Norte, “impulsionando o desenvolvimento regional”.
“Estamos trabalhando pelo atendimento de demandas de investimentos do ministério da Agricultura e Pecuária no impulsionamento da economia de Caicó e de toda a região do Seridó. Em breve teremos entregas importantes para a população de todo o Seridó, que contribui com muito trabalho e com impostos recolhidos aos cofres federais, e, portanto, tem direito a receber o reconhecimento dessa contribuição por meio de obras e insumos na nossa infraestrutura”, assinalou Zenaide.
Valorização dos produtores rurais
Segundo a prefeitura, sensível à pauta, Fávaro se comprometeu com o encaminhamento da proposta do abatedouro junto à equipe técnica do ministério, viabilizando os recursos e o suporte necessário para dar início ao projeto.
“A carne de sol de Caicó é orgulho nosso e do Brasil. Essa já tradicional iguaria é produzida de forma única na cidade. Com o novo abatedouro de animais, vamos também valorizar o trabalho duro e digno dos pequenos produtores rurais. É dever de todo agente público fomentar nossas pujantes matrizes econômicas e melhorar a vida dos nossos agricultores, e do nosso querido povo caicoense”, frisou Zenaide.
A reunião também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Ivanildo do Hospital, e dos secretários Danilo Lopes (Articulação Institucional) e Cinthia Lelis (Gabinete).
Fotos: Noaldo/Ministério da Agricultura e Pecuária