28/09/2023

[VÍDEO] Zenaide vota contra marco temporal e denuncia lucro do garimpo em terras indígenas

Foto: Agência Senado.

Após liderar sucessivas articulações que conseguiram adiar a votação, na Comissão e Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, do projeto de lei do marco temporal das terras indígenas, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) subiu à tribuna do plenário da Casa, nesta quarta-feira (27), para denunciar uma votação que ataca direitos dos povos indígenas e promove a exploração dos seus territórios.

“A aprovação do marco temporal é uma página triste da nossa história. Falam grosso com os vulneráveis e falam fino com os poderosos. Quem ganha hoje na votação do Senado é quem financia o garimpo nas terras indígenas. Botaram o boi na sala!”, protestou a senadora.

Em discurso inflamado, a parlamentar declarou que a pressa em aprovar a proposta significou “um desrespeito” com a vida dos povos originários, lembrando que eles já habitavam o Brasil quando os europeus chegaram “trazendo doenças” a seus territórios.

“A vida dos povos indígenas está sendo esmagada pelo projeto de lei do marco temporal, que o Senado aprova com pressa escandalosa. Urgência é parada cardíaca, não esse projeto! Tivemos milhões de mortes por Covid e se ouvia dizer que não havia pressa de ter vacina. Agora, de novo vemos o lucro, o interesse econômico acima da vida. Por isso que Zenaide vota NÃO ao marco temporal”, declarou a senadora.

Veja vídeo:

Compartilhe:

Mais notícias

Relatório de Zenaide aprovado: laboratórios públicos devem priorizar produtos nacionais  

Reforma eleitoral: Zenaide pede audiência pública e luta para barrar retirada de direitos das mulheres

Senadora Zenaide prestigia exposição pelos 100 anos de Dona Militana na Pinacoteca do RN

Indicada por Zenaide, primeira mulher trans doutora pela UnB recebe diploma Bertha Lutz