Compartilhe:

30/04/2024

Prevenção ao câncer: médica, Zenaide reafirma apelo para mulheres fazerem exame de mama

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Procuradora Especial da Mulher no Senado, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) faz um alerta: não é só na campanha do Outubro Rosa que a saúde da mulher precisa ganhar evidência na agenda legislativa e governamental e no dia a dia da população feminina. A parlamentar, que também é médica, reforça a importância de as mulheres fazerem seu exame de mama em qualquer período do ano.

“Como como mãe, esposa, filha, faço um apelo às mulheres brasileiras: procurem fazer seus exames, façam sua mamografia, sua ultrassonografia mamária. Procurem atendimento nos postos de saúde no seu município. É de graça, é perto da sua casa. Isso é de uma importância fundamental. Esse grande SUS (Sistema Único de Saúde) com certeza dará atendimento às mulheres, que são mais da metade da população brasileira”, afirma a parlamentar.

Conforme Zenaide, o câncer de mama é o que mais acomete a população feminina em todo o mundo. O Brasil não foge à regra: a neoplasia de mama é a primeira causa de morte por câncer entre as brasileiras. Conforme estimativas do Instituto Nacional de Câncer (o Inca), em 2023, serão mais de 73 mil casos.

Quando o diagnóstico ocorre em fase inicial, a neoplasia de mama é um tipo de câncer com alta chance de cura. Os exames regulares são a melhor forma de reduzir a ocorrência da doença e a melhor forma de diminuir o número de óbitos.

“É uma mobilização nacional suprapartidária dedicada à conscientização sobre a saúde da mulher. Nós precisamos sempre dar visibilidade à importância do diagnóstico precoce e do tratamento precoce do câncer de mama, que dão vida, e com os quais mais de 90% das mulheres saem curadas. Minha amiga mulher, vim aqui falar diretamente com você, vim reforçar a campanha de prevenção ao câncer de mama, vim fazer o alerta da importância de fazer os exames regulares. Procurem o posto de saúde mais próximos de sua casa”, frisa a senadora.

Zenaide é uma das líderes da campanha do Outubro Rosa no Congresso Nacional, seja trabalhando pela aprovação de avanços legislativos e políticas públicas em defesa da saúde feminina, seja solicitando a iluminação das torres do Parlamento para chamar atenção da população e promover a campanha de prevenção ao câncer de mama.

Compartilhe:

Mais notícias

Janeiro Roxo: nova lei relatada por Zenaide estende pensão a filhos de internados à força por hanseníase

Em Vera Cruz, Zenaide participa da inauguração do Centro Cultural com prefeito

Com emenda de R$ 1 milhão de Zenaide, estádio é entregue em Bento Fernandes

Senadora participa da assinatura de contrato para cobertura da pista da Delegacia da PRF do Seridó