12/03/2025

Em “super-terça” da mulher, Zenaide se une ao TSE, lança cartilha do varejo e vota por lei de reconstrução dentária  

Zenaide e a ministra Cármen Lúcia no TSE. Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Mobilizada em agendas legislativas no mês de Março, no qual se comemora o Dia Internacional da Mulher (dia 8), a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) promoveu uma “super-terça” em Brasília para reverter a realidade de violências e de falta de oportunidades que atinge a população feminina, que é maioria da população brasileira.

Procuradora Especial da Mulher no Senado, a parlamentar potiguar ajudou a aprovar, no plenário do Senado nesta terça-feira (11), o projeto de lei que garante o direito à reconstrução dentária, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com tratamento prioritário e gratuito, às mulheres que perderam dentes ou tiveram fraturas faciais após sofrerem agressões domésticas.

A parlamentar também lançou no mesmo dia, em parceria institucional da Procuradoria da Mulher e do Senado com entidades como a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais uma edição da Cartilha Mulheres que Constroem o Varejo. Trata-se de um guia que estimula a liderança feminina nas empresas do setor varejista redefinindo modelos de negócio visando a um futuro sustentável e com boas práticas de governanças ambiental, social e corporativa (ESG).

Zenaide vota a favor e defende projeto de tratamento dentário gratuito a mulheres vítimas de violência. Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

A convite da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, Zenaide ainda esteve na Corte, junto a outras parlamentares, em evento que debateu e fortaleceu a participação feminina ainda marcada pela sub-representação na política e nos cargos eletivos. No mesmo dia, por fim, a senadora fez parte da abertura da exposição artística “Sapatos Vermelhos”, promovida pelo Senado como forma de alerta sobre o feminicídio que ceifa a vida de mulheres e meninas.

Reconstrução dentária

Como médica, Zenaide socorreu em hospitais dezenas de mulheres gravemente feridas pelo companheiro, o que reforçou seu voto a favor da reconstrução dentária gratuita pelo SUS. Conforme testemunhou, na grande maioria dos casos de violência doméstica, os agressores atingem a face, o rosto, como uma maneira de destruir a mulher.

“Frequentemente, as lesões são graves. Precisam de recuperação e implante dentário. Defendo a independência econômica feminina e cobro diariamente que a saúde da mulher seja definitivamente colocada no orçamento público deste país, nas esferas federal, estadual e municipal. Se aprovarmos leis sem garantir sua execução com recursos públicos, vamos enxugar gelo”, alertou a parlamentar.

Mulheres no setor varejista

Liderando mais uma edição da cartilha Mulheres que Constroem o Varejo como chefe da Procuradoria da Mulher, Zenaide destacou que a publicação impressa e digital presta apoio técnico para informar, inspirar e formar lideranças femininas. Para ela, a publicação gratuita fortalece a decisão “difícil e corajosa” de muitas mulheres que assumem posições de liderança na sociedade.

“É um serviço de utilidade pública. Ao publicar e distribuir esta cartilha, demonstramos a nossa capacidade de transformar o mundo a partir de ações locais. Além disso, nutrimos a esperança de que cada passo dado hoje possa nos aproximar de um futuro em que nossas filhas e netas não sentirão que são vistas pela sociedade como se precisassem pedir permissão para liderar”, frisou Zenaide.

Zenaide lança cartilha para mulheres do setor de varejo

Conforme a parlamentar, o setor de comércio e serviços representa, como um todo, 70% do Produto Interno Bruto (PIB) PIB do Brasil, com 80% das empresas ativas. “Com mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras, o que corresponde a 52% dos novos negócios, é importante fomentarmos as práticas socialmente responsáveis, proporcionando um caminho para o desenvolvimento solidário”, ressaltou. Participaram do evento a ministra interina do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, e a Frente Parlamentar da Mulher Empreendedora.

BAIXE A CARTILHA AQUI!

Maior participação política

Abordando os desafios da participação feminina nas agendas do Parlamento, Zenaide participou, na Corte Eleitoral, da mesa temática sobre “Presença da Mulher na Política”, com a deputada federal Soraya Santos (PL-RJ) e a juíza Renata Gil, conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que mediou a iniciativa.

“Vamos, sim, participar de todos os poderes. Quando entramos no Parlamento, já nos olham como se só pudéssemos participar da parte social, do cuidar, que é muito importante. Mas eu falo que a mulher tem que estar na discussão do orçamento, na Comissão de Constituição e Justiça, na Comissão de Assuntos Econômicos. Nós temos que estar presentes também”, defendeu a senadora.

Combate ao feminicídio

Na abertura da exposição “Sapatos Vermelhos – os passos que elas deixaram de dar”, também nesta terça, Zenaide destacou a importância da aprovação de leis que não apenas punam os agressores, mas que também possam prevenir, desde a formação escolar, a violência contra as mulheres. A senadora também defendeu o empoderamento feminino por meio da independência econômica.

“É no orçamento que deve haver recursos para educação pública de qualidade em tempo integral, para que nossas crianças aprendam sobre a Lei Maria da Penha. Não é possível mais nos calarmos sabendo que mulheres estão sendo assassinadas apenas pelo fato de serem mulheres. Precisamos empoderá-las com emprego decente. Somos uma bancada de 16 senadoras e sobre este assunto nós não divergimos, nós unimos forças”, enfatizou.

“Sapatos Vermelhos — os passos que elas deixaram de dar” é uma instalação artística inaugurada no Senado que denuncia o feminicídio e dá visibilidade à luta contra a violência de gênero. São 120 pares de sapatos vermelhos de cerâmica, cada um simbolizando uma mulher vítima de feminicídio.

Os sapatos, de diferentes formatos e tamanhos, trazem os nomes e idades das mulheres lembradas.  A instalação é organizada pela Associação Arte de Vênus, de Santana de Parnaíba (SP), que produziu todas as peças.

Zenaide e colegas senadoras na abertura da exposição “Sapatos vermelhos”
Compartilhe:

Mais notícias

Educação precisa ser antirracista, defende Zenaide na tribuna do Senado  

Com voto de Zenaide, abolicionista André Rebouças é incluído no Livro de Heróis da Pátria

Senadora Zenaide filia prefeita Andrezza Brasil e fortalece base do PSD no Estado

Senadora Zenaide celebra entrega do segundo trecho da RN-288 em Jardim de Piranhas