07/05/2025

Com parecer de Zenaide, comissão do Senado reforça prevenção de desastres em áreas de risco

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Com relatório favorável da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (7), um projeto de lei (PL 636/2023) que torna mais rigoroso o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil nos municípios brasileiros.

Pela proposta, serão obrigatórios a elaboração de um plano de contenção de construções irregulares em áreas de risco e a descrição dos investimentos necessários em infraestrutura hídrica, combate a incêndios e prevenção de desastres. Essas novas exigências foram incorporadas ao Sistema Nacional de Defesa Civil (Lei 12.340/2010). O texto segue agora para a Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR).

De acordo com Zenaide, a destruição sistemática dos recursos naturais e as mudanças climáticas tornaram frequentes as tragédias e acidentes ambientais em todo o território nacional, ameaçando a vida da população sobretudo em localidades de risco em áreas pobres, como morros, encostas e margens de rios.

“Municípios, estados e governo federal precisam reforçar o planejamento e a infraestrutura disponível tanto para socorro em emergências quanto para prevenção de tragédias e de mortes. Acrescentar novos elementos obrigatórios ao Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, como estamos fazendo, é uma necessidade concreta e uma resposta necessária diante dos riscos iminentes que enfrentamos na área ambiental”, frisou a senadora.

Segundo a proposta, os municípios também devem incluir no plano uma prestação de contas anual sobre a efetiva realização da política pública de defesa civil. Entre as atividades a serem desenvolvidas, a matéria prevê exercícios simulados com a população, efetividade dos sistemas de alerta, acompanhamento do número de construções irregulares em situação de risco e investimentos realizados.

Ainda conforme Zenaide, as alterações reforçam as características de prevenção da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil para os municípios que efetivamente demonstrem os corretos planejamento e execução da política.

“Com essas medidas, haverá ganhos de transparência, fiscalização e controles administrativo, legislativo e social das atividades realizadas, de modo a, de um lado, reduzirem-se riscos e, de outro, facilitar o acionamento de planos de contingência e demais medidas necessárias no caso de desastres”, afirmou a parlamentar.

(Com informações da Agência Senado)

Compartilhe:

Mais notícias

Zenaide defende ciência e vacinação em homenagem aos 126 anos da Fiocruz

Senadora Zenaide Maia ao lado do presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Edson Fachin

Zenaide defende orçamento para políticas de proteção às mulheres em encontro com Edson Fachin no STF

Do sertão do Seridó ao centro do poder nacional: conheça a trajetória de Zenaide Maia, que celebra 11 anos de Parlamento

Pensão, remédio, defesa da vida: Zenaide cobra mais orçamento para defensorias públicas