Médica infectologista com mais de 30 anos de atuação no serviço público, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) atua em inciativas institucionais do Senado para promover a conscientização dos homens sobre a necessidade de cuidar da própria saúde e de fazer exames regulares – como o que identifica câncer de próstata, doença de alta incidência na população masculina.
“Temos de combater o machismo, os preconceitos já ultrapassados que ameaçam a saúde e a vida dos homens. A barreira ainda é cultural, por isso é necessário falar sobre o assunto cada vez mais. O exame de toque na próstata, por exemplo, é fundamental e insubstituível, e reitero isso como médica. Deixar de se cuidar não é prova de masculinidade. O autocuidado é essencial para a qualidade de vida e para prevenir, diagnosticar e tratar precocemente as doenças”, afirma a parlamentar.
Na última semana do Novembro Azul, mês dedicado mundialmente à conscientização sobre a saúde do homem, Zenaide, como Procuradora Especial da Mulher no Senado, promoveu e participou de uma roda de conversa sobre o tema destinada a funcionários do Senado, especificamente profissionais homens contratados por empresas terceirizadas na Casa.
Uma das instituições parceiras do evento, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) doou 100 vouchers dos exames de sangue preventivos gratuitos. Integrante da Frente Parlamentar da Medicina, que também viabilizou o encontro, a senadora destacou a relevância estratégica de unir esforços públicos e privados em prol de causas de interesse do bem-estar da população, a começar pela obrigação de inserir a saúde do homem e da mulher no orçamento público do Brasil.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Frente Parlamentar Mista da Medicina (@fpmedicina)
“Garantir recursos para a saúde é investir na qualidade de vida de todos os brasileiros. Que este momento especial de reflexão e conscientização sobre a saúde masculina não termine aqui, mas inspire a todos a manterem a prevenção e o cuidado como prioridades em suas vidas. O Novembro Azul nos lembra que o diagnóstico precoce salva vidas, e conversar sobre saúde é um ato de amor e responsabilidade”, frisou a senadora.
Câncer de próstata
Dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, com uma estimativa de 71.730 novos casos anuais entre 2023 e 2025. Em 2023, o Ministério da Saúde registrou 17.093 mortes pela doença – uma média de 47 óbitos diários.
Os fatores de risco para o câncer de próstata incluem idade, histórico familiar e hábitos inadequados para a saúde. Diante desses dados, a roda de conversa buscou conscientizar o público masculino da Casa sobre a necessidade de se quebrar tabus e reforçar práticas preventivas.
O senador e médico urologista Nelsinho Trad (PSD-MS) também alertou sobre o tema: “A prevenção da saúde do homem precisa ser lembrada e estimulada. Descobrir precocemente doenças como o câncer de próstata aumenta a chance de cura para mais de 90%. É a vida que está em jogo e eventos como este ajudam a quebrar o preconceito e trazer informação”.
Entre os palestrantes e profissionais de saúde convidados ainda estavam o médico presidente da Sociedade Brasileira de Urologia do Distrito Federal, Fransber Rodrigues, e o médico e mestre em Ciências da Saúde Fernando Uzuelli. Para Zenaide, a presença de especialistas no encontro reforçou a importância de compartilhar conhecimentos, experiências e histórias, disseminando informações “valiosas” e promovendo um debate “aberto e enriquecedor”.
“Nós temos o desafio não só de dar visibilidade, mas de convencimento dos homens a fazerem os exames. Muitos homens do público participante vêm de condições de vida humildes e puderam se envolver ativamente, fazendo perguntas, dividindo suas dúvidas e interesse sobre o tema nesta roda de conversa. Esse esclarecimento demonstra que o cuidado com a saúde é um compromisso de todos e que conversar sobre o assunto é o primeiro passo para a mudança”, assinalou a parlamentar.