Procuradora Especial da Mulher no Senado Federal, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) parabenizou, no plenário da Casa nesta quarta-feira (09), as mulheres eleitas prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras no Estado do Rio Grande do Norte e em todo o país nas eleições municipais realizadas no último domingo (06). A parlamentar reafirmou às novas gestoras públicas a parceria de seu mandato municipalista, por meio de apoio político e de investimentos públicos em nível federal, para a administração das cidades potiguares.
“Faço uma saudação especial às 42 mulheres eleitas prefeitas no Rio Grande do Norte. Muitas foram minhas aliadas na campanha, outras estiveram em outros palanques partidários, mas isso agora não importa! Essas 42 novas gestoras públicas terão a responsabilidade de governar nossos municípios, o que não é uma tarefa fácil, e podem contar com o apoio do mandato desta senadora para fazer a política do bem comum e levar investimentos, obras e políticas públicas aos bairros e comunidades”, afirmou Zenaide.
O Rio Grande do Norte foi o segundo estado do Brasil com maior proporção de mulheres eleitas prefeitas, com 25,61%. Zenaide destacou que o estímulo à participação da população feminina na política é um dos pilares que movem a Procuradora Especial da Mulher no Senado.
“Fora da política não há avanço! É aqui que são tomadas as decisões que afetam nossa saúde, nosso emprego, nossa segurança, a escola de nossos filhos, a qualidade de vida de nossa gente. É assim que nós mudamos a realidade e transformamos o país. Precisamos fazer esta homenagem especial às mulheres eleitas prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras em todo o Brasil nas eleições municipais do último domingo”.
Publicado por @drazenaideVer no Threads
A parlamentar ainda salientou o pioneirismo do Rio Grande do Norte na luta pela equidade de gênero na política e pelo voto feminino. Alzira Soriano, no município de Lages, foi a primeira prefeita eleita do Brasil e da América Latina. Celina Guimarães Viana e Júlia Alves Barbosa foram as primeiras mulheres a se alistarem numa lista de eleitores no Brasil.
“A conquista do voto feminino no Brasil data de 1932. Só que no Rio Grande do Norte a gente teve o exercício do direito ao voto consagrado já em 1927. É essa história de mulheres que desbravaram caminhos que nos inspira hoje e sempre. Desejo sucesso nos mandatos das novas gestoras e vereadoras e faço votos de que a tradição revolucionária das mulheres norte-rio-grandenses na política seja sempre farol de força para todas as brasileiras que já estão ou querem entrar para a política”, frisou a senadora.