Compartilhe:

22/08/2024

Valsa “Zenaide”: homenageada, senadora ganha música de banda filarmônica de Acari

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) ganhou uma música com seu nome em homenagem feita a ela pela Banda Filarmônica Maestro Felinto Lúcio, do município de Acari. Os jovens músicos compuseram uma valsa chamada “Zenaide”, e executaram a peça na presença da parlamentar, que, emocionada, agradeceu o gesto dos artistas.

“Quanta honra! Um músico de qualquer parte do mundo pode pegar essa partitura e reproduzi-la, tocá-la em qualquer país. Ver o nome que me batiza nesta vida ser eternizado por meio da potência criativa e da obra artística de filhos da minha terra, isso me enche de orgulho, de alegria, de gratidão, de felicidade e de emoção. Muito obrigada, queridos artistas e amigos da Banda Filarmônica Maestro Felinto Lúcio. Esta é uma homenagem inesquecível e me tocou profundamente. É inédito e eu estou toda feliz, porque agora eu tenho uma valsa homônima, a valsa Zenaide”, afirmou a senadora.

O mandato da representante potiguar no Senado tem destinado emendas a que tem direito legal no Orçamento Geral da União para esta orquestra de Acari e para diversas outras bandas e conjuntos musicais em atuação no Rio Grande do Norte – as quais dependem de recursos públicos para custeio, manutenção e funcionamento das atividades.

“Eu faço questão de exercer um mandato participativo em que a sociedade do Rio Grande do Norte possa se sentir representada e ter resultados efetivos por meio da minha atuação nas propostas legislativas, porque é fundamental essa abertura para as demandas da população, das famílias. Também tenho como obrigação ajudar, com destinação de emendas ao Orçamento da União, esses jovens das orquestras e outras instituições de formação acadêmica e ensino de artes em todo o território potiguar”, reiterou Zenaide.

Apoio a alunos e professores

Nesse sentido, conforme salientou a senadora, é essencial os agentes públicos valorizarem tanto os trabalhadores da educação e da cultura, quanto as diversas formas de produção e de manifestações das artes. Esse caminho pedagógico, segundo ela, é pilar para identificar e trabalhar talentos, habilidades e vocações de estudantes da rede pública de ensino. Para a senadora, crianças, adolescentes e jovens com acesso gratuito a aulas de música, esportes, teatro e outras modalidades de exercício criativo têm possibilidades de futuro profissional promissor potencializadas pela oferta de educação de qualidade.

“A juventude precisa de apoio e de estímulo. Quando o poder público está presente nos bairros, com políticas públicas eficientes e aplicando dinheiro bem investido em serviços que são obrigação do Estado brasileiro, isso enriquece nosso estado, nossa cultura, nosso futuro, valoriza alunas e alunos que serão os adultos de amanhã. É nosso dever apoiar e despertar a sensibilidade artística das crianças, dos adolescentes. Consequentemente, melhoramos a convivência humana, porque esses meninos e meninas nos trazem mais esperança, mais arte, mais vida, mais harmonia entre os seres humanos. Tudo isso alimenta a nossa esperança por um mundo melhor”, destacou a parlamentar.

 

Além de visitar as instalações físicas onde a banda fez a apresentação musical em Acari, Zenaide registrou agradecimento ao presidente da associação, Dodô da Banda, pela iniciativa, e ao maestro Netinho de Pinta e ao Maestro Márcio Dantas pela criação “dessa valsa tão especial”.

“Sempre admirei o trabalho dos talentosos artistas e professores potiguares, que em cada melodia e em cada nota celebram nossa história, nossa cultura e nosso orgulho de povo de espírito guerreiro do Nordeste brasileiro. Ver frente a frente essa orquestra em primeira mão executar essa belíssima peça, essa obra de arte, me deixou profundamente emocionada. É poesia pura, é muita sensibilidade em todas as composições instrumentais que tenho visto nas orquestras do nosso Estado”, frisou a senadora.

Compromisso com a cultura

A parlamentar também enfatizou seu comprometimento político de, no Congresso Nacional, votar favoravelmente a leis e demais proposições que reforcem os investimentos públicos em áreas como cultura e educação, além de prosseguir destinando receitas administradas pelo governo federal a iniciativas regionais nesse campo.

“Sou filha do sertão do Seridó. Fui médica de hospital público, de pronto-socorro, e em 30 anos nessa linha de frente vi de perto as necessidades do nosso povo mais humilde, e é ao lado dessas pessoas que estou. É aquilo que eu digo: eu devo ao povo, eu tenho uma responsabilidade muito grande, eu saio colocando emenda em benefício exclusivo das comunidades, das crianças, das mães, dos estudantes, dos idosos, das pessoas com deficiência, dos que precisam de hospital e de tratamento de saúde. A emenda não é para o prefeito, é para a população ter de volta do governo, por direito, o que paga em impostos”, acrescentou Zenaide.

Investimento no futuro

Ainda de acordo com a senadora, educação, saúde, cultura e acesso às oportunidades de trabalho são direitos de todos e dever do Estado segundo a Constituição Federal, não havendo avanço econômico equilibrado e desenvolvimento socialmente justo sem combate efetivo à violência e sem prevenção aos crimes.

“Precisamos preservar as futuras gerações de problemas sociais que hoje desafiam todos os municípios brasileiros. Nada protege mais a criança e o adolescente das garras dos criminosos, da cooptação feita por criminosos, do que uma boa escola pública em tempo integral, do que aula o dia todo com esporte, arte, formação humanística. Adote o Brasil este modelo, e iremos combater de fato a violência em todas as suas formas”, avaliou a parlamentar.

Dentro dessa perspectiva, Zenaide assinalou a importância de o poder público nos municípios, nos Estados e na esfera nacional fortalecerem projetos sociais, haja vista o impacto transformador, por exemplo, na realidade das famílias mais carentes e na construção de ativos que geram riqueza local.

“Eu ajudo e vou continuar ajudando ainda mais as bandas regionais, sem elas nem me pedirem. Música é uma linguagem universal. O poeta Ferreira Gullar, nordestino como nós, já disse que a arte existe porque a vida não basta. O escritor Euclides da Cunha, na obra clássica Os sertões, nos legou outra pérola: ‘o sertanejo é, antes de tudo, um forte’. Veja que em Acari, no interior do Estado, um professor de música e um maestro vão e compõe música tocantes. Estamos construindo escolas no município com emendas do nosso mandato”, observou a parlamentar.

Compartilhe:

Mais notícias

Em ação de Zenaide, Congresso Nacional entra em campanha mundial contra violência à mulher

Dia da Consciência Negra: Zenaide defende cotas raciais e ressalta ações do mandato contra racismo e desigualdades    

Zenaide destaca liderança global do Brasil presidindo o G20 e defende combate à pobreza

Projeto de Zenaide amplia número de senadoras e deputadas na Comissão de Orçamento do Congresso