Representante do Estado do Rio Grande do Norte na edição 2024 do Programa Jovem Senador, promovido nacionalmemte pelo Senado Federal, o estudante potiguar Heverton da Silva Rangel foi recepcionado e parabenizado no Congresso Nacional pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN).
Primeiro colocado no Estado no concurso de redação com o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”, o aluno da Escola Estadual Amaro Cavalcante, do município de São Tomé, passa uma semana de vivência legislativa em Brasília, onde visitou o gabinete da parlamentar, nesta quarta-feira (07), acompanhado de sua professora Lianeide Mayara Bezerra Araujo.
“Parabenizo e incentivo o querido aluno Heverton, que é motivo de orgulho para nossa terra e enche nossos olhos de emoção. A vivência real da política para os adolescentes e jovens estudantes é uma experiência extraordinária, inesquecível, formadora de talentos para que as novas gerações tenham lideranças comprometidas com o bem comum e se interessem pela política como ferramenta civilizatória, mediadora de conflitos da sociedade”, afirmou Zenaide.
Vivenciar a política é experiência formadora de talentos para que as novas gerações tenham lideranças comprometidas com o bem comum e se interessem pela política como ferramenta civilizatória mediadora de conflitos.https://t.co/NVhXdBHdAj
— Zenaide Maia (@zenaidern) August 8, 2024
O Jovem Senador proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil, incluindo a oportunidade de vivenciar a rotina dos parlamentares e propor sugestões que podem se transformar em projetos de lei.
Conheça a página do programa Jovem Senador
No Rio Grande do Norte, o certame envolveu 144 escolas de ensino médio, mobilizando 12.386 estudantes. Heverton conquistou o primeiro lugar no Estado e se une agora a outros jovens de todos o país em atividades que simulam a atuação de senadoras e senadores em Brasília.
“É uma honra representar meu estado e ter a oportunidade de aprender mais sobre o processo legislativo”, declarou o estudante, destacando a importância da inclusão de vozes jovens no diálogo nacional.
Zenaide destacou que seu mandato está de portas abertas para as instituições de ensino e para as demandas de fortalecimento da educação pública. Para ela, o programa Jovem Senador desperta vocações na juventude, desmistifica a ideia de que o Parlamento seja algo distante do cotidiano dos brasileiros e consolida uma pedagogia inclusiva que aproxima a população e os Poderes da República.
“A boa política, arte da negociação sem violência nem uso de força física, focada no interesse coletivo, é o único caminho possível para pavimentar a democracia brasileira rumo a um projeto de nação com mais justiça social, liberdade, equidade de gênero, igualdade de oportunidades e geração de riqueza com desenvolvimento sustentável e respeito ao ser humano como prioridade central”, assinalou a parlamentar.
Importância da política
Ainda conforme Zenaide, que é médica de formação e hoje lidera a Procuradoria Especial da Mulher no Senado, fora da política não há saídas para resolver os problemas do país.
“Como médica de universidade, sempre dou meu testemunho de que fé no futuro porque sei que a educação transforma vidas e muda o mundo. E fora da política não há avanço. É a política que decide nosso salário, quando vamos nos aposentar, quanto pagamos de imposto, se teremos acesso a serviços públicos gratuitos de saúde e educação financiados com orçamento público”, frisou a senadora.
Uma vez que as alunas e os alunos do Jovem Senador estão tendo a chance de ver como é o processo de propor e votar leis, Zenaide reforçou que essa experiência desperta a consciência cidadã e a vontade de contribuir dentro do jogo democrático como agentes políticos, seja com mandato eletivo ou de outras formas de exercício da cidadania e dos direitos políticos.
“Também faço questão de reverenciar a professora Lianeide, que tão bem conduziu seu pupilo e simboliza a força guerreira do professorado em revoluções cotidianas nos nossos municípios, que é onde vive nosso povo. A política se faz aqui e agora, e precisamos de jovens, pais e mestres dedicados e comprometidos com a transformação da realidade. Todo poder emana do povo e em nome dele deve ser exercido, como prega nossa lei maior, a Constituição Federal”, observa a representante potiguar no Senado.
O programa
O Senado recebe, entre os dias 5 e 9 deste mês, 27 jovens senadores — um de cada estado e do Distrito Federal — para a Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador. O programa oferece a estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais a oportunidade de vivenciar a rotina dos parlamentares e propor sugestões que podem se transformar em projetos de lei.
O aluno da Escola Estadual Amaro Cavalcante, do município de São Tomé, passa uma semana de vivência legislativa em Brasília, acompanhado de sua professora Lianeide Mayara Bezerra Araujo, a quem também parabenizo.
— Zenaide Maia (@zenaidern) August 8, 2024
A edição deste ano contou com a participação de mais de 4 mil escolas e mais de 171 mil alunos. Os 27 alunos selecionados foram escolhidos por meio de um concurso de redação com o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”, realizados em suas escolas, seguidos por etapas estaduais.
Dos selecionados, 15 são mulheres e 12 são homens, com idades entre 15 e 18 anos. Mais de 80% vêm de cidades do interior, e apenas quatro são de capitais. Durante a Semana de Vivência Legislativa, os jovens participam de visitas guiadas, palestras, debates e simulações de atividades legislativas, que oferece-lhes conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Senado Federal.
Exercício da cidadania
Além da viagem, com passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoção incluídos, cada jovem senador ganhará um notebook como prêmio. Os professores orientadores também acompanharão os estudantes a Brasília e receberão notebooks.
O objetivo do Programa Jovem Senador é fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, além de proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo e estimular o relacionamento permanente do jovem cidadão com o Senado.
O programa funciona por meio de simulação, no Plenário do Senado e nas salas de comissões parlamentares, durante a Semana de Vivência Legislativa, e é transmitido pelos canais de comunicação da Casa.
(Com informações do Senado)