No Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, comemorado neste 07 de junho, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) reforça a importância do papel do jornalismo profissional de levar informações corretas à sociedade, combater fake news e fortalecer a democracia brasileira.
“Nada empodera mais um povo do que informação correta. A imprensa empodera a população com informações apuradas de forma profissional, ouvindo todos os lados, oferecendo notícias e análises fundamentais para a agenda de construção da cidadania de um país. Um repórter ou uma repórter nas ruas, nos corredores do poder, no jornalismo investigativo, na liberdade editorial de narrar fatos é, sempre, um herói ou heroína anônimo que fortalece o pilar de um país verdadeiramente livre de toda tirania e de toda censura”, afirma a senadora.
Conforme Zenaide, a imprensa brasileira teve protagonismo fundamental para salvar vidas durante a pandemia de Covid-19, quando os meios de comunicação defenderam conquistas científicas, desmentiram uma cadeia de desinformação produzida em escala industrial e defenderam a importância da vacinação para prevenir a contaminação e a morte.
“Como médica, eu tenho que sempre dar esse testemunho: a mídia séria e profissional salvou milhares de vidas neste país durante os anos da pandemia. O negacionismo e a má-fé foram combatidos com jornalismo de excelência, com a verdade, com a honestidade intelectual. Tenho orgulho da mídia que durante a pandemia defendeu a ciência e a importância das vacinas e o Sistema Único de Saúde (SUS). Estou falando aqui da mídia que não pratica fake news. Porque desde crianças aprendemos que mentira é mentira: seja via online, escrita ou verbal. Parabéns para toda a mídia, que é quem defende a democracia”, enfatiza a parlamentar potiguar.