Estão abertas as inscrições para o Programa Jovem Senador 2024, e a senadora Zenaide Maias (PSD) convida alunas e alunos de ensino médio de escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte a participarem deste programa que já entrou para o calendário oficial do Congresso Nacional e incentiva estudantes de todo o país a conhecerem por dentro e participarem ativamente da política brasileira.
“Os vencedores de cada Estado viajarão a Brasília, onde vão participar da vivência legislativa, atuando como verdadeiros senadores por uma semana. Faço questão de divulgar essa iniciativa, para que estudantes potiguares tenham essa oportunidade única e transformadora. Participar do Jovem Senador é exercer a cidadania e conhecer como a democracia funciona, na prática, no Brasil. É uma experiência inesquecível para os jovens, que testemunham como as decisões políticas interferem na vida de todo o nosso povo”, afirma Zenaide.
No ano passado, por exemplo, a senadora recebeu a estudante Caelis Eduarda Silvério da Silva, primeira colocada estadual do Rio Grande do Norte no programa Jovem Senador 2023 e aluna da Escola Estadual Teônia Amaral, do município de Florânia. Veja matéria completa aqui!
Como se inscrever
Estão abertas até 30 de abril as inscrições para a edição de 2024 do Programa Jovem Senador. O Concurso de Redação é a primeira fase do processo seletivo, que escolhe 27 estudantes de escolas públicas estaduais de todo o país, um de cada unidade da Federação, para passar uma semana em Brasília, conhecendo e vivenciando no Senado o trabalho dos parlamentares.
O tema da redação deste ano é “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”, como destaca o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco: “O tema do Jovem Senador celebra os dois séculos do Poder Legislativo brasileiro, instituído pela Constituição de 1824. Apesar de aquela Carta ter sido um texto outorgado pelo imperador, já esboçava os ideais do Estado Democrático de Direito, definindo direitos individuais, a separação dos Poderes e a limitação do poder do Estado”.
O candidato deve estar matriculado e frequentar escola pública da rede estadual de ensino e ter, no máximo, 19 anos de idade completados até 31 de dezembro de 2024. Também deve estar disponível para participar da Semana de Vivência Legislativa, prevista para ocorrer de 5 a 9 de agosto, na sede do Senado, em Brasília.
Além de desenvolver habilidades importantes como liderança, argumentação e busca do consenso, o Programa é, também, uma oportunidade de os jovens apresentarem sugestões legislativas que podem ser transformadas em projetos de lei, como ressalta a diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Érica Ceolin: “Nós queremos engajar os estudantes do país no conhecimento de política para que eles entendam sobre as leis, saibam reivindicar os seus direitos e entendam os seus deveres. Quando vêm para o Senado, eles têm uma vivência de como isto aqui funciona e, ao retornarem para suas cidades, levam este conhecimento e interferem em todo o espaço onde vivem”.
Seleção
A prova de redação é aplicada na própria escola do candidato. O material necessário para a participação no concurso, incluindo a ficha de inscrição e a folha de redação, está disponível no site senado.leg.br/jovemsenador.
Na etapa estadual, a escola seleciona a melhor redação e depois a Secretaria de Educação do estado define as três melhores, sem promover nenhuma classificação. A partir daí, o Senado escolhe o melhor texto de cada estado. O autor ou autora da redação selecionada se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal.
Calendário
Final das inscrições: 30/04/2024
Seleção da etapa estadual: 24/05/2024
Seleção da etapa Senado: 05/06/2024
Anúncio dos vencedores: até 21/06/2024
Semana de Vivência Legislativa: 05/08 a 09/08/2024
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal)