15/10/2024

Zenaide homenageia professores do país e destaca mestres de sua formação no Rio Grande do Norte

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Em discurso na sessão plenária do Senado Federal nesta terça-feira (15), data em que se celebra o Dia dos Professores, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) homenageou os educadores do país e destacou mestres – como Dona Branquinha, hoje com mais de 90 anos – de sua formação no Rio Grande do Norte.

“Semear o amanhã é missão de almas raras: as professoras e os professores deste país, cujo dia celebramos hoje, merecem todo nosso agradecimento e apoio para que o reconhecimento profissional signifique salário justo e boas condições de trabalho. Aos mestres e às mestras nas salas de aula do meu Estado do Rio Grande do Norte e de todo o Brasil, todo o nosso carinho e nossos aplausos! Educação liberta e transforma”, frisou a parlamentar.

 

Confira trechos do discurso:

“Minha memória afetiva se dirige hoje, especialmente, a um abraço caloroso aos meus professores de vida e de escola e aos professores dos meus filhos e netas. Sem eles, não teríamos chegado até aqui. Quero homenagear minha professora de formação no primário, Dona Branquinha, hoje com mais de 90 anos; minha professora Dona Expedita; e, em Caicó, minha professora Afra Góes, de ciências; e Afra Figueiredo, de português. E homenageio também um professor de imensa contribuição na minha vida: João Bangu, que me lecionou matemática”.

Saí do sertão do Nordeste, e passei no vestibular de medicina em outro Estado, numa jornada imensamente favorecida pela educação de qualidade que recebi desses mestres em escola pública. Cada lição transformadora é inesquecível e cada momento de aprendizado guardado aquece meu coração. Muito obrigada!

Educação pública de qualidade, com profissionais valorizados e alunos aprendendo, é um direito de nosso povo que me mobiliza diariamente no Congresso Nacional. Lutei para garantir mais investimentos quando aprovamos o novo Fundeb – Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica – no Congresso Nacional. Fui contra todo e qualquer contingenciamento de verbas na educação, porque tirar recursos da educação não é a saída para melhorar a economia do país.

Faço questão de direcionar, à educação, emendas parlamentares a que tenho direito legal no Orçamento Geral da União. E defendo que a infraestrutura dos equipamentos escolares é muito importante, mas sem recursos humanos não se educa, não se constrói sistema de ensino, não se faz nada!

Não adianta você ter o maior prédio do mundo como sede de escola, se não tiver investimento nos professores! Não se trata, unicamente, de inaugurar as necessárias, bem estruturadas instalações de ensino. É por isso que a valorização salarial do professorado é questão de Estado em países desenvolvidos, gente! Eu me lembro de uma grande estadista, a ex-chanceler alemã Angela Merkel, que, recebendo pressão de determinadas categorias profissionais por aumento salarial, disse o seguinte antes de se retirar da mesa: “Vocês querem ganhar mais do que seus mestres”?

Nenhum país no mundo se desenvolve se não destinar orçamento público para educação, para saúde, para políticas de segurança, cultura, emprego e assistência social. O exemplo da grande Angela Merkel deixa a reflexão para o nosso Brasil decidir o que quer para o futuro. Afinal, o compromisso dos agentes públicos é a pedra angular na missão educativa, reafirmando o compromisso contínuo com a formação humanística integral. É nosso dever prestar um serviço de utilidade pública para a educação no nosso país, com um padrão de ensino que concebe o ser humano em sua totalidade.

Eu sempre digo que Educação não é gasto, é investimento público em vidas humanas, em desenvolvimento, em riqueza social, em prevenção da pobreza e da violência. A trajetória exitosa das universidades e dos institutos federais, por exemplo, prova que o ensino de qualidade transforma famílias, comunidades, cidades, e o país todo. Os jovens ganham um diploma, uma profissão, trabalham, levam para frente consigo toda a família, realizando sonhos e melhorando de vida.

No dia de hoje, dedico meu carinho e minha gratidão emocionada a todos os mestres e todas as mestras que educam e capacitam nossas crianças, formam os jovens nas faculdades e ajudam o Brasil a se desenvolver. Os professores são trabalhadores incansáveis que edificam este país com amor e dedicação. Informação é poder, conhecimento é poder, e educação é nosso passaporte e nossa esperança para um futuro mais justo e bonito.

O que a gente aprende em sala de aula, com bons exemplos de educadores, é a semente de um mundo com mais justiça social, equidade e oportunidades, e de respeito e união entre as pessoas.

Como médica de universidade que sou, reafirmo: educação transforma vidas e muda o mundo! Feliz dia, professoras e professores do Brasil!”

 

Compartilhe:

Mais notícias

Senadora Zenaide prestigia exposição pelos 100 anos de Dona Militana na Pinacoteca do RN

Indicada por Zenaide, primeira mulher trans doutora pela UnB recebe diploma Bertha Lutz

Zenaide promove encontro nacional de lideranças em saúde da mulher

Senadora titular: Zenaide assume cadeira nas comissões de Educação, Assuntos Sociais e Constituição e Justiça