19/08/2026

Zenaide surpreende jovem senadora do RN com mensagem em vídeo em Brasília

A jovem senadora Rita de Cássia Medeiros da Silva, do RN, ao lado da professora Judileide Silva Morais de Azevedo, no gabinete da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), em Brasília, durante a Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador 2026.

Mesmo em agenda de campanha pelo Rio Grande do Norte, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) não deixou de marcar presença em um momento especial para o estado: a participação da estudante Rita de Cássia Medeiros da Silva na Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros 2026, em Brasília.

Rita, estudante da Escola Estadual Teônia Amaral, em Florânia, venceu o Concurso de Redação do Senado Federal com um texto sobre democracia nas redes sociais e a construção de um debate público saudável — tema da edição de 2026 — e passou a representar o Rio Grande do Norte no Programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros. Em razão de compromissos de agenda no estado, a senadora gravou uma mensagem em vídeo, transmitida à estudante no gabinete em Brasília, para cumprimentá-la pela conquista.

Na mensagem, Zenaide destacou o significado da vitória de Rita: uma mulher jovem representando o RN em um espaço historicamente ocupado por poucas mulheres, com uma redação que discute um tema urgente para o país. A senadora aproveitou o momento para reforçar uma bandeira que defende com frequência: a importância da participação feminina na política, incentivando as mulheres do estado a se envolverem cada vez mais na vida pública.

Cada mulher que ocupa um lugar como esse, que se coloca, que escreve, que disputa e vence, está abrindo caminho para outras mulheres acreditarem que também podem”, afirmou a senadora.

A senadora ainda aproveitou o momento para fazer um chamamento aos jovens de todo o Rio Grande do Norte: que participem, se envolvam e ocupem os locais de decisão, entendendo que a política também é feita por quem se dispõe a construir o futuro do estado desde cedo.

Zenaide também parabenizou a professora orientadora de Rita, Judileide Silva Morais de Azevedo, e cumprimentou a Escola Estadual Teônia Amaral e todo o município de Florânia pelo apoio à trajetória da estudante.

Assista abaixo a mensagem da senadora na íntegra

 

Esta edição do Programa Jovem Senador teve participação recorde, com 239.449 estudantes de 5.361 escolas de ensino médio de todo o país concorrendo — e, ao longo de 14 edições, a iniciativa já mobilizou mais de 2 milhões de estudantes. Entre os 27 selecionados deste ano, um de cada estado e do Distrito Federal, 23 redações vencedoras foram escritas por mulheres, o que corresponde a 85% dos escolhidos. A Mesa Diretora dos jovens senadores também foi composta, pela primeira vez, inteiramente por mulheres — reforçando o protagonismo feminino que marcou esta edição e que a mensagem da senadora também celebrou.

Com informações da Agência Senado.

Compartilhe:

Mais notícias

Senado aprova projeto de Zenaide reconhecendo SUS como patrimônio nacional

Clique e vote: Zenaide concorre entre os melhores do Senado no prêmio Congresso em Foco

Zenaide vota por novos investimentos no Nordeste e crédito para exportadores e agroindústria afetados por tarifaço de Trump

Com votos de Zenaide, Senado aperta cerco contra bets e destina lucros para Polícia Federal