“Calote da CSLL”: Zenaide tenta barrar legalização de “sonegação” tributária de empresas
27/06/2024
Zenaide relatora: Senado aprova reforço de financiamento público em hospitais universitários
03/07/2024
Exibir tudo

Melhores do Congresso Nacional: Zenaide concorre em quatro categorias do Prêmio Congresso em Foco 2024

Zenaide Maia premiada em 2023 - Foto: Divulgação/Congresso em Foco

Já premiada em 2023, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) concorre novamente entre os melhores parlamentares do Congresso Nacional na edição de 2024 do Prêmio Congresso em Foco, conhecido como o “Oscar” da política brasileira. A representante potiguar no Parlamento brasileiro disputa em quatro categorias: na de Melhores do Senado, com votação popular já aberta, e nas três categorias especiais Clima e Sustentabilidade, Defesa da Indústria e Cidades Inteligentes, que terão vencedores escolhidos por júri especializado.

CLIQUE AQUI VOTE AGORA NO PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO

“O nosso trabalho legislativo e político representa quem mais precisa de saúde, educação, assistência social e políticas públicas que reparem desigualdades, violências e preconceitos. Além da alegria e da gratidão de receber por mais um ano este reconhecimento nacional na edição 2024 desta festa da democracia que celebra a importância do Parlamento, quero aqui, humildemente, pedir o voto das pessoas no Prêmio Congresso em Foco para o nosso mandato! Na categoria Melhores do Senado, vote em Zenaide!”, convida a senadora.

A parlamentar também destaca a relevância da premiação nacional, como iniciativa já consolidada nacionalmente, de demarcar o papel fundamental do Senado Federal e da Câmara dos Deputados na existência plena do Estado De Direito e do regime democrático que rege a República Federativa do Brasil.

“Parabenizo o jornal Congresso em Foco por este projeto exitoso, de alta credibilidade pública e merecedor de todas as homenagens. Sabemos das dificuldades e das ameaças autoritárias que enfrentamentos, mas a imprensa livre e a informação correta empoderam a população e fortalecem todos os poderes constituídos. Premiar a boa política é um serviço de utilidade pública para a saúde institucional e social do país”, frisa Zenaide.

Os vencedores do prêmio Congresso em Foco serão conhecidos em cerimônia a ser realizada em 29 de agosto.

Leia mais: Prêmio Congresso em Foco 2023 consagra Zenaide como uma das cinco melhores do Senado no Brasil

Diálogo e valores civilizatórios

Ainda conforme a senadora, a divergência no Parlamento faz parte do exercício saudável da disputa de ideias e de projetos de país entre diferentes segmentos da sociedade, conduzidos ao Parlamento pelo voto direto de toda a população em eleições gerais regulares, frequentes e com voto secreto e livre.

“A convivência respeitosa e marcada por debates de qualidade merece ser estimulada contra toda sorte de obscurantismo que queira se enraizar como joio e proliferar como erva daninha no território coletivo da política. O Parlamento é o lugar sagrado do diálogo pacífico e da busca de consensos, é o espaço primordial da construção de acordos que serve também de cordão sanitário contra violências e retrocessos civilizatórios que ameacem a vida humana e os direitos fundamentais assegurados pela Constituição Federal de 1988, que removeu o entulho autoritário de 21 anos de ditadura civil-militar e restaurou a democracia no Brasil”, assinala Zenaide.

Leia mais: A premiação de Zenaide em 2023

Como Procuradora Especial da Mulher no Senado, a parlamentar, que também é médica, destaca o objetivo conjunto e suprapartidário da bancada feminina no Congresso.

“Nós damos as mãos para combater a violência contra a mulher, além de aprovar marcos legislativos e cobrar receitas orçamentárias que fortaleçam os direitos e a integridade física e emocional da população feminina, que é maioria da população brasileira. Fora da política não há avanço. O interesse público deve prevalecer acima de tudo, com garantia e manutenção de transparência, fiscalização, controle social, liberdade e direitos individuais e coletivos”, salienta a parlamentar.

Estimular a cidadania

Prêmio é uma iniciativa do jornal Congresso em Foco, apoiada por diversas organizações privadas, que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política. Em sua 17ª edição, a premiação mais importante da política brasileira busca homenagear e fortalecer a democracia com a escolha dos parlamentares que mais se destacaram positivamente ao longo do ano no exercício do mandato.

Começou nesta segunda-feira (1º) e vai até o próximo dia 31 a votação popular do Prêmio Congresso em Foco 2024. Ao longo do mês, além do público na internet, também escolherão os melhores do ano um júri especializado, formado por cinco representantes da sociedade civil e um integrante do Congresso em Foco, e um grupo de 25 jornalistas convidados especializados na cobertura do Congresso Nacional.

O júri também elegerá os vencedores das categorias especiais: Apoio à Indústria, concedida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Clima e Sustentabilidade, apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); e Cidades Inteligentes, oferecida pelo Ibrachina.

Serão premiados os 25 deputados e os 15 senadores mais votados na internet. Assim como no ano passado, também serão agraciados os cinco deputados e os cinco senadores mais bem avaliados, por região geográfica. Além de passar por auditoria interna, esta votação é acompanhada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), entidade que reúne os peritos da Polícia Federal. Os organizadores do prêmio poderão a qualquer tempo descartar votos irregulares.

Trajetória do parlamentar

A organização do prêmio sugere que, ao votar, o participante leve em conta:

– a trajetória de vida e a reputação do parlamentar;

– sua atuação legislativa, no que diz respeito à apresentação de projetos, à discussão de propostas, à participação em debates em plenário e nas comissões e ao papel exercido nas articulações políticas com vistas à tomada de decisões;

– seu compromisso com o Estado Democrático de Direito.

Os comentários estão encerrados.