17/08/2021

CDH: Zenaide apresenta relatório favorável à projeto de combate à pobreza menstrual

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) apresentou relatório favorável à sugestão legislativa 43/2019, que propõe a distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda, em situação de rua ou privadas de liberdade. A leitura do parecer foi na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, nesta segunda-feira (16).

Zenaide defendeu a aprovação do projeto como forma de combater a pobreza menstrual, problema que se agrava com o aumento do número de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza. No Brasil, uma em cada quatro meninas já faltaram aulas por não ter acesso a absorventes, de acordo com pesquisa Toluna/Always, divulgada em maio. De acordo com a ONU, a pobreza menstrual atinge uma em cada dez mulheres no mundo.

A SUG 43/2019 foi proposta por uma internauta de Pernambuco no portal E-cidadania, do Senado Federal. A ideia recebeu mais de 35 mil assinaturas de apoio e entrou para a pauta da CDH. Se aprovada na Comissão, a sugestão é transformada em projeto de lei e começa a tramitar no Senado.

Compartilhe:

Mais notícias

Relatório de Zenaide aprovado: laboratórios públicos devem priorizar produtos nacionais  

Reforma eleitoral: Zenaide pede audiência pública e luta para barrar retirada de direitos das mulheres

Senadora Zenaide prestigia exposição pelos 100 anos de Dona Militana na Pinacoteca do RN

Indicada por Zenaide, primeira mulher trans doutora pela UnB recebe diploma Bertha Lutz