01/07/2026

Com voto de Zenaide, novas leis garantem recursos para cooperativas do RN e imposto zero na Copa Feminina de Futebol

Andressa Anholete/Agência Senado

Visando a estimular a atividade econômica e a geração de emprego e renda, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) votou a favor e ajudou a aprovar no Congresso Nacional um pacote de financiamento e de incentivos para a economia e os empreendedores regionais. Uma nova lei, já em vigor desde o último dia 17, garante a cooperativas do Rio Grande do Norte e de todo o país acesso aos recursos de três fundos voltados ao desenvolvimento regional.

A parlamentar também votou a favor de outra nova lei, sancionada pelo presidente Lula no último dia 26, que permite a concessão de isenção do Imposto sobre Serviços (ISS) às empresas envolvidas na organização e realização da Copa do Mundo Feminina da Fifa 2027, a ser realizada no Brasil. Também foi sancionada no último dia 17 e já está valendo a lei que reconhece o cooperativismo como manifestação da cultura nacional – norma aprovada também com voto a favor da parlamentar potiguar.

“O cooperativismo une comunidades no nosso Estado e no país todo, e precisa de acesso a crédito e a recursos para investir em produção, infraestrutura e expansão sustentável. Do mesmo modo, teremos ganhos sociais em estimular a atividade econômica privada num evento global como a Copa Feminina de Futebol. O país recolherá impostos, haverá consumo e distribuição mais justa de riqueza. Os incentivos fiscais podem ser importantes para estimular o desenvolvimento econômico, gerar emprego e renda e descentralizar investimentos privados para o interior do país. Precisamos de políticas de Estado sistemáticas voltados ao bem-estar social, e não de lucro pelo lucro”, observou a senadora.

Confira as novas leis:

Cooperativas

As cooperativas poderão ter acesso aos recursos de três fundos voltados ao desenvolvimento regional. É o que estabelece a Lei Complementar 231, de 2026, oriunda no PLP 262/2019. As cooperativas beneficiadas pela lei são aquelas regidas pela Política Nacional de Cooperativismo e pelo Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. Os fundos aos quais terão acesso são:

. o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE);

. o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA);

. o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO).

O FDNE financia investimentos em infraestrutura e atividades produtiva na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Cultura empreendedora

A Lei 15.433, de 2026, reconhece o cooperativismo como manifestação da cultura nacional e determina que o Estado brasileiro deve garantir a livre atividade, apoiar e estimular o cooperativismo.

A norma tem origem no PL 357/2025. O cooperativismo se baseia em ajuda mútua e gestão democrática e se consolidou como parte da identidade social brasileira.

Copa feminina

Foi sancionada a lei que autoriza municípios e o Distrito Federal a conceder isenção do Imposto sobre Serviços (ISS) para empresas envolvidas na organização e na realização da Copa do Mundo Feminina da Fifa 2027.

A Lei 232, de 2026, tem origem no PLP 55/2026 e não estabelece automaticamente a isenção do tributo, mas autoriza que municípios e o Distrito Federal instituam o benefício por meio de legislação própria. Caberá a cada ente decidir se adotará a medida e definir as condições para sua aplicação às atividades relacionadas ao evento esportivo.

O prazo da eventual isenção do ISS deverá acompanhar a vigência dos incentivos fiscais concedidos pela União para a realização do evento.

A Copa do Mundo Feminina da Fifa 2027 será realizada no Brasil. Será a primeira edição do torneio disputada na América do Sul.

Zenaide vota por alívio no endividamento das famílias no Rio Grande do Norte

 

Compartilhe:

Mais notícias

Cinco vezes Saúde: Zenaide vota por direitos do cuidador de pessoa com deficiência e por mais leis de assistência e cuidado

Exibido na TV Globo, filme de 200 anos do Senado destaca protagonismo de Zenaide na luta pelas mulheres

Com voto de Zenaide, Senado aprova pacote de medidas para turbinar educação pública

Com voto a favor, Zenaide ajuda a aprovar combate a trabalho escravo e à violência contra mulheres