Zenaide Maia é senadora da República (2019-2027) pelo Estado do Rio Grande do Norte. Procuradora Especial da Mulher do Senado Federal, a médica infectologista é uma dos 16 filhos de um agricultor de uma dona de casa e costureira sertanejos.
Filiada ao Partido Social Democrático (PSD), Zenaide já foi deputada federal e secretária municipal de Saúde e tem uma atuação parlamentar marcada pela defesa da saúde e da educação públicas e de investimentos do Estado brasileiro em justiça social e políticas públicas para a população mais vulnerável.
Lidera no Senado avanços legislativos para promover os direitos da população feminina e prevenir e combater a violência contra as mulheres. Seu mandato é dedicado às pautas da classe trabalhadora, da população negra, das pessoas com deficiência e dos demais grupos minorizados.
A parlamentar nordestina alia-se às demandas administrativas dos municípios em áreas como assistência social, infraestrutura, agricultura familiar, empreendedorismo, segurança, cultura e esporte.
Zenaide destacou-se nacionalmente como relatora das leis que instituíram o piso salarial nacional da enfermagem e a igualdade salarial entre homens encolheres que ocupam a mesma função. Também relatou o programa federal Mais Médicos, que envia e fixa esses profissionais em regiões distantes e carentes do país, bem como a nova lei que indeniza pessoas com hanseníase isoladas compulsoriamente e estende a pensão a seus filhos.
A senadora potiguar ainda foi relatora da lei que incentiva a criação e a melhoria de bibliotecas no país e cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares, e da lei que garante apoio psicológico a gestantes e mães antes e após o parto.
Senadora sertaneja a serviço do povo do Rio Grande do Norte e do Brasil
Zenaide no Senado: "Incentivo fiscal é uma coisa, isenção pra devedor bilionário é outra"
Zenaide vota por mais orçamento para defensorias e defende advogado gratuito a famílias carentes
Zenaide e a infância cheia de literatura: "Com o dinheiro da merenda da escola, eu comprava livros"
O fortalecimento da voz feminina na política e na sociedade se constrói com união, diálogo e ação! É com muita honra que o Diretório Estadual do PSD/RN convida você para a segunda edição do Todos Por Elas.
Será um momento marcante de construção coletiva, reunindo grandes lideranças para debatermos e impulsionarmos a representatividade e a igualdade para todas as mulheres. A sua presença e a sua voz são fundamentais nessa caminhada!
📅 Data: 26/06 (Sexta-feira)
⏰ Horário: 19h
📍 Local: Vila Galé Touros
Vamos juntas e juntos por mais espaço, direito e protagonismo! 🤝💙
#TodosPorElas #PSDMulherRN #MulheresNaPolitica #ZenaideSenadora #ASenadoradeTodos
Como médica, sei que a saúde começa perto de casa, com uma atenção básica forte, acessível e capaz de cuidar das pessoas antes que os problemas se agravem. Por isso, fico muito feliz em ver a UBS Bela Vista, em Macaíba, cada vez mais próxima de se tornar realidade. 💙🏥
Acompanhei de perto essa demanda e trabalhei para destravar o projeto junto ao Governo Federal, garantindo que a obra pudesse avançar. Estamos falando de um investimento superior a R$ 2,3 milhões que vai beneficiar uma comunidade com cerca de 8 mil habitantes, oferecendo um espaço moderno, digno e preparado para atender às famílias da região.
Investir em saúde é investir na qualidade de vida das pessoas. Ao lado do prefeito @emídiojúnior, seguimos trabalhando para transformar demandas históricas em conquistas reais para a população de Macaíba.
Mais do que uma obra, essa UBS representa cuidado, respeito e compromisso com a saúde pública. 🙌🏽✨
#ZenaideSenadora #Macaíba #SaúdePública #UBSBelaVista #MaisSaúde RN
Mais uma conquista para a saúde de Macaíba! 💙🏥
Fico feliz por ter contribuído para destravar a construção da UBS Bela Vista, uma obra de mais de R$ 2,3 milhões que vai garantir mais acesso, dignidade e atendimento de qualidade para milhares de famílias.
Como médica e senadora, sigo trabalhando para fortalecer a saúde pública e cuidar de quem mais precisa. 🙌
#ZenaideMaia #Macaíba #SaúdePública #MaisSaúde
Que alegria receber hoje no gabinete o querido prefeito de Angicos, @pinheironetomdb, e a primeira-dama e secretária de Saúde @sheillaverde, que vieram trazer o convite oficial para o Quinze e Trinta 2026, o São João do município! 🌽🪗
Com certeza será uma festa linda que unirá cultura, lazer e, acima de tudo, movimenta a economia local, gerando novas oportunidades para o povo de Angicos.
É uma honra ver o empenho desse casal que trabalha diuturnamente para melhorar a vida da população. Angicos pode contar sempre com o nosso mandato e com a parceria para alavancar cada vez mais a região! 🤝
#SãoJoãoDeAngicos #CulturaNordestina #MandatoEmAção #ZenaideSenadora #RioGrandeDoNorte
O dia de hoje marca um dos momentos celebrativos mais tradicionais do nosso Rio Grande do Norte: o Almoço de São João Batista. 🌽🪗💙
Neste ano, a celebração ganha um significado ainda mais especial pelos 300 anos de devoção a São João Batista, uma história construída e preservada graças ao trabalho da Igreja, que ao longo dos séculos mantém acesa a chama da fé e da religiosidade do povo assuense.
E é uma satisfação imensa estar ao lado do prefeito @drlulasoares compartilhando esse momento tão importante com a população.
Viva São João Batista, viva a fé do povo de Assú e viva essa tradição que atravessa gerações! ✨🙌
#ZenaideSenadora #Assú #SãoJoãoBatista #300AnosDeDevoção #CulturaNordestina
Viva São João Batista! Viva o São João mais antigo do mundo! Viva Assú!
Que alegria estar ao lado desse povo maravilhoso celebrando fé cultura e tradição. 🙌🪗🌽
Estamos juntos, Assú! 💙
Em Assú, celebrando os 300 anos da Festa de São João Batista, uma das mais importantes manifestações de fé e tradição do nosso Rio Grande do Norte. 💙🪗🔥
Compartilhando esse momento especial ao lado do prefeito @drlulasoares, do ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual @drgustavoassu e do povo acolhedor de Assú.
Viva São João Batista! Viva Assú e essa linda história construída com fé, cultura e união! 🙌
#ZenaideSenadora #Assú #SãoJoãoBatista300Anos #FéECultura
Que alegria viver, em São José de Mipibu, uma das festas juninas mais tradicionais do nosso Rio Grande do Norte! 🌽🪗❤️
Em sua 36ª edição, o São João em São José é um verdadeiro exemplo da força da nossa cultura nordestina. É bonito ver as famílias reunidas, a população participando, os artistas se apresentando e os empreendedores aproveitando a festa para gerar renda e movimentar a economia local.
A cultura tem esse poder: preservar tradições, fortalecer a identidade do nosso povo e criar oportunidades para quem vive do seu trabalho. Por isso, faço questão de prestigiar eventos que valorizam as nossas raízes e impulsionam o desenvolvimento dos municípios.
Deixo um abraço especial ao vice-prefeito @brunodantas.55, à presidente Câmara dos vereadores, @vereadoraveronica, ao vereador @marciogafreire, que nos receberam com tanto carinho, ao Prefeito @zefigueiredooficial e a todos que contribuem para fazer dessa festa um sucesso. Viva o São João em São José, viva a cultura nordestina e viva o povo potiguar! 🎶✨🌽
São João também é tradição com sabor! 🌽💛
Nada melhor do que um delicioso bolo de milho para celebrar a cultura nordestina e as receitas que passam de geração em geração. Em São José de Mipibu, além do forró e da alegria, também tem muita comida boa para valorizar as nossas raízes!
Ser nordestina é gostoso demais!🪗✨
Que alegria participar da 36ª edição do São João em São José, uma das festas juninas mais tradicionais do nosso estado! 🌽🪗✨
Uma celebração que valoriza a cultura nordestina, reúne famílias, movimenta a economia e mantém vivas as nossas tradições. Parabéns, ao prefeito @zefigueiredooficial e a todos que fazem essa grande festa acontecer!
Um abraço especial a presidente Câmara dos vereadores, @vereadoraveronica, ao vereador @marciogafreire, ao vice-prefeito @brunodantas.55 e ao povo acolhedor de São José de Mipibu. ❤️
A definição de “haja coração”! 😅 Sentir essa vibração e acompanhar o jogo do Brasil cercada por essa energia maravilhosa não tem preço, minha gente!
Vestir a camisa, torcer a cada segundo e celebrar a nossa união é o que faz o clima de Copa ser tão inesquecível.
Nossa torcida é pé-quente e joga junto até o apito final! Vamos que vamos, Brasil! 🇧🇷⚽️🔥
O Arraiá do Seu Ambrósio encheu a Praça Santo Ambrósio de cores e alegria no bairro do Planalto! 🌽🪗
Foi uma honra celebrar a nossa rica tradição nordestina a convite do amigo e vereador Preto Aquino. Momentos assim fortalecem a comunidade estar junto é sempre uma alegria.
Tenho muito orgulho de garantir, por meio do nosso mandato, recursos para trazer melhorias reais para o Planalto, como a construção do Complexo Esportivo. Uma grande conquista para oferecer esporte, lazer e oportunidades para as crianças, jovens e famílias de toda a região.
Seguimos juntos! 🤝💙
Trabalho, saúde e cidadania pertinho do povo! 🤝💙
Foi gratificante acompanhar as ações da Prefeitura Itinerante hoje no Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante. Iniciativas como essa, que reúnem consultas médicas, vacinação, regularização de documentos e suporte ao homem do campo em um só lugar, mostram a força de uma gestão comprometida com a dignidade da nossa gente.
No Senado, o meu compromisso segue firme em apoiar e destinar recursos para que os municípios do nosso Rio Grande do Norte possam ampliar cada vez mais o cuidado e a assistência à população.
Parabéns a todos os envolvidos por esse sábado de tanto serviço e acolhimento! 👏
Recebo com gratidão e responsabilidade o resultado de mais uma pesquisa do Instituto Seta, com números que mostram um cenário muito positivo: seguimos crescendo, consolidados entre os dois nomes que ocuparão as vagas para o Senado. 💙🚀
Esse reconhecimento é resultado de um mandato sério, de trabalho constante e de uma atuação sempre ao lado do povo potiguar.
Talvez por isso, cada vez mais pessoas me vejam como aquilo que sempre busquei ser: a senadora de todos.
Recebo esse resultado com humildade e ainda mais disposição para continuar trabalhando pelo Rio Grande do Norte. Muito obrigada, minha gente! Seguimos juntos. 🤝
📊Pesquisa Instituto Seta/Blog do Barreto registrada na Justiça Eleitoral sob número RN-01712/2026. 1500 eleitores entrevistados. Intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,5% p.p.
O clima da Copa tomou conta dos bairros Centro e Golandim! 🇧🇷⚽💚💛
A alegria invadiu as ruas de São Gonçalo para comemorar a primeira vitória do Brasil. Foi lindo ver a torcida reunida, vibrando e celebrando 3XO em mais um momento de união e paixão pelo nosso país.
Que venham mais vitórias! Vamos juntos, Brasil! 🙌🏽🇧🇷