Zenaide Maia: uma voz forte na luta por um Brasil melhor

Zenaide Maia é senadora da República (2019-2027) pelo Estado do Rio Grande do Norte. Procuradora Especial da Mulher do Senado Federal, a médica infectologista é uma dos 16 filhos de um agricultor de uma dona de casa e costureira sertanejos.

Filiada ao Partido Social Democrático (PSD), Zenaide já foi deputada federal e secretária municipal de Saúde e tem uma atuação parlamentar marcada pela defesa da saúde e da educação públicas e de investimentos do Estado brasileiro em justiça social e políticas públicas para a população mais vulnerável.

Lidera no Senado avanços legislativos para promover os direitos da população feminina e prevenir e combater a violência contra as mulheres. Seu mandato é dedicado às pautas da classe trabalhadora, da população negra, das pessoas com deficiência e dos demais grupos minorizados.

A parlamentar nordestina alia-se às demandas administrativas dos municípios em áreas como assistência social, infraestrutura, agricultura familiar, empreendedorismo, segurança, cultura e esporte.

Zenaide destacou-se nacionalmente como relatora das leis que instituíram o piso salarial nacional da enfermagem e a igualdade salarial entre homens encolheres que ocupam a mesma função. Também relatou o programa federal Mais Médicos, que envia e fixa esses profissionais em regiões distantes e carentes do país, bem como a nova lei que indeniza pessoas com hanseníase isoladas compulsoriamente e estende a pensão a seus filhos.

A senadora potiguar ainda foi relatora da lei que incentiva a criação e a melhoria de bibliotecas no país e cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares, e da lei que garante apoio psicológico a gestantes e mães antes e após o parto.

Senadora sertaneja a serviço do povo do Rio Grande do Norte e do Brasil

500

milhões

de reais para todo o RN!

34

projetos

apresentados

14

relatorias

realizadas!

5

melhores

senadores do Brasil

(Prêmio Congresso em Foco 2023)

Zenaide em vídeos

Instagram oficial

O dia de hoje marca um dos momentos celebrativos mais tradicionais do nosso Rio Grande do Norte: o Almoço de São João Batista. 🌽🪗💙

Neste ano, a celebração ganha um significado ainda mais especial pelos 300 anos de devoção a São João Batista, uma história construída e preservada graças ao trabalho da Igreja, que ao longo dos séculos mantém acesa a chama da fé e da religiosidade do povo assuense.

E é uma satisfação imensa  estar ao lado do prefeito @drlulasoares compartilhando esse momento tão importante com a população.

Viva São João Batista, viva a fé do povo de Assú e viva essa tradição que atravessa gerações! ✨🙌

#ZenaideSenadora #Assú #SãoJoãoBatista #300AnosDeDevoção #CulturaNordestina
175 26
Viva São João Batista! Viva o São João mais antigo do mundo! Viva Assú!

Que alegria estar ao lado desse povo maravilhoso celebrando fé cultura e tradição. 🙌🪗🌽

Estamos juntos, Assú! 💙
158 19
Que alegria viver, em São José de Mipibu, uma das festas juninas mais tradicionais do nosso Rio Grande do Norte! 🌽🪗❤️

Em sua 36ª edição, o São João em São José é um verdadeiro exemplo da força da nossa cultura nordestina. É bonito ver as famílias reunidas, a população participando, os artistas se apresentando e os empreendedores aproveitando a festa para gerar renda e movimentar a economia local.

A cultura tem esse poder: preservar tradições, fortalecer a identidade do nosso povo e criar oportunidades para quem vive do seu trabalho. Por isso, faço questão de prestigiar eventos que valorizam as nossas raízes e impulsionam o desenvolvimento dos municípios.

Deixo um abraço especial ao vice-prefeito @brunodantas.55, à presidente Câmara dos vereadores, @vereadoraveronica, ao vereador @marciogafreire, que nos receberam com tanto carinho, ao Prefeito @zefigueiredooficial e a todos que contribuem para fazer dessa festa um sucesso. Viva o São João em São José, viva a cultura nordestina e viva o povo potiguar! 🎶✨🌽
312 31
São João também é tradição com sabor! 🌽💛

Nada melhor do que um delicioso bolo de milho para celebrar a cultura nordestina e as receitas que passam de geração em geração. Em São José de Mipibu, além do forró e da alegria, também tem muita comida boa para valorizar as nossas raízes! 

Ser nordestina é gostoso demais!🪗✨
290 39
A definição de “haja coração”! 😅 Sentir essa vibração e acompanhar o jogo do Brasil cercada por essa energia maravilhosa não tem preço, minha gente!

Vestir a camisa, torcer a cada segundo e celebrar a nossa união é o que faz o clima de Copa ser tão inesquecível.

Nossa torcida é pé-quente e joga junto até o apito final! Vamos que vamos, Brasil! 🇧🇷⚽️🔥
137 9
O Arraiá do Seu Ambrósio encheu a Praça Santo Ambrósio de cores e alegria no bairro do Planalto! 🌽🪗

Foi uma honra celebrar a nossa rica tradição nordestina a convite do amigo e vereador Preto Aquino. Momentos assim fortalecem a comunidade estar junto é sempre uma alegria.

Tenho muito orgulho de garantir, por meio do nosso mandato, recursos para trazer melhorias reais para o Planalto, como a construção do Complexo Esportivo. Uma grande conquista para oferecer esporte, lazer e oportunidades para as crianças, jovens e famílias de toda a região. 

Seguimos juntos! 🤝💙
136 7
Recebo com gratidão e responsabilidade o resultado de mais uma pesquisa do Instituto Seta, com números que mostram um cenário muito positivo: seguimos crescendo, consolidados entre os dois nomes que ocuparão as vagas para o Senado. 💙🚀

Esse reconhecimento é resultado de um mandato sério, de trabalho constante e de uma atuação sempre ao lado do povo potiguar.

Talvez por isso, cada vez mais pessoas me vejam como aquilo que sempre busquei ser: a senadora de todos.

Recebo esse resultado com humildade e ainda mais disposição para continuar trabalhando pelo Rio Grande do Norte. Muito obrigada, minha gente! Seguimos juntos. 🤝

📊Pesquisa Instituto Seta/Blog do Barreto registrada na Justiça Eleitoral sob número RN-01712/2026. 1500 eleitores entrevistados. Intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,5% p.p.
301 49
Recebo com muita gratidão essa homenagem, que simboliza uma conquista importante para a saúde de Parnamirim e de toda a região.

Como médica e senadora, sempre acreditei que a saúde é prioridade. Por isso, trabalhei junto ao Ministério da Saúde para viabilizar a habilitação do Centro de Hemodiálise de Parnamirim ao SUS, permitindo a reabertura do serviço e garantindo mais acesso, dignidade e qualidade de vida para os pacientes que dependem desse tratamento.

Essa conquista é fruto do diálogo, da união de esforços e do compromisso com as pessoas. Agradeço o reconhecimento e reafirmo minha disposição de continuar colaborando com a gestão da prefeita Nilda Cruz, buscando recursos, fortalecendo parcerias e apoiando iniciativas que ampliem o acesso à saúde pública de qualidade.

Seguiremos trabalhando para que cada vez mais pessoas possam receber atendimento perto de suas famílias, com o cuidado e o respeito que merecem. 💙🏥
#Saúde
#Parnamirim
#PrefeitaNilda #ZenaideSenadora
158 16
Meu coração se enche de gratidão e alegria ao participar de um evento tão especial como o Arraiá dos Apaexonados. 💙🌽✨

Uma noite marcada pela inclusão, pelo acolhimento e pela celebração da diversidade, reunindo famílias, profissionais, voluntários e assistidos da @apae.parnamirim em um ambiente de muito carinho e respeito.

Parabenizo todos que fazem parte dessa instituição tão importante, que diariamente transforma vidas e mostra que a inclusão é construída com amor, dedicação e oportunidades para todos. 🧩🤝
229 27