Zenaide Maia é senadora da República (2019-2027) pelo Estado do Rio Grande do Norte. Procuradora Especial da Mulher do Senado Federal, a médica infectologista é uma dos 16 filhos de um agricultor de uma dona de casa e costureira sertanejos.
Filiada ao Partido Social Democrático (PSD), Zenaide já foi deputada federal e secretária municipal de Saúde e tem uma atuação parlamentar marcada pela defesa da saúde e da educação públicas e de investimentos do Estado brasileiro em justiça social e políticas públicas para a população mais vulnerável.
Lidera no Senado avanços legislativos para promover os direitos da população feminina e prevenir e combater a violência contra as mulheres. Seu mandato é dedicado às pautas da classe trabalhadora, da população negra, das pessoas com deficiência e dos demais grupos minorizados.
A parlamentar nordestina alia-se às demandas administrativas dos municípios em áreas como assistência social, infraestrutura, agricultura familiar, empreendedorismo, segurança, cultura e esporte.
Zenaide destacou-se nacionalmente como relatora das leis que instituíram o piso salarial nacional da enfermagem e a igualdade salarial entre homens encolheres que ocupam a mesma função. Também relatou o programa federal Mais Médicos, que envia e fixa esses profissionais em regiões distantes e carentes do país, bem como a nova lei que indeniza pessoas com hanseníase isoladas compulsoriamente e estende a pensão a seus filhos.
A senadora potiguar ainda foi relatora da lei que incentiva a criação e a melhoria de bibliotecas no país e cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares, e da lei que garante apoio psicológico a gestantes e mães antes e após o parto.
Senadora sertaneja a serviço do povo do Rio Grande do Norte e do Brasil
Zenaide no Senado: "Incentivo fiscal é uma coisa, isenção pra devedor bilionário é outra"
Zenaide vota por mais orçamento para defensorias e defende advogado gratuito a famílias carentes
Zenaide e a infância cheia de literatura: "Com o dinheiro da merenda da escola, eu comprava livros"
O dia de hoje marca um dos momentos celebrativos mais tradicionais do nosso Rio Grande do Norte: o Almoço de São João Batista. 🌽🪗💙
Neste ano, a celebração ganha um significado ainda mais especial pelos 300 anos de devoção a São João Batista, uma história construída e preservada graças ao trabalho da Igreja, que ao longo dos séculos mantém acesa a chama da fé e da religiosidade do povo assuense.
E é uma satisfação imensa estar ao lado do prefeito @drlulasoares compartilhando esse momento tão importante com a população.
Viva São João Batista, viva a fé do povo de Assú e viva essa tradição que atravessa gerações! ✨🙌
#ZenaideSenadora #Assú #SãoJoãoBatista #300AnosDeDevoção #CulturaNordestina
Viva São João Batista! Viva o São João mais antigo do mundo! Viva Assú!
Que alegria estar ao lado desse povo maravilhoso celebrando fé cultura e tradição. 🙌🪗🌽
Estamos juntos, Assú! 💙
Em Assú, celebrando os 300 anos da Festa de São João Batista, uma das mais importantes manifestações de fé e tradição do nosso Rio Grande do Norte. 💙🪗🔥
Compartilhando esse momento especial ao lado do prefeito @drlulasoares, do ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual @drgustavoassu e do povo acolhedor de Assú.
Viva São João Batista! Viva Assú e essa linda história construída com fé, cultura e união! 🙌
#ZenaideSenadora #Assú #SãoJoãoBatista300Anos #FéECultura
Que alegria viver, em São José de Mipibu, uma das festas juninas mais tradicionais do nosso Rio Grande do Norte! 🌽🪗❤️
Em sua 36ª edição, o São João em São José é um verdadeiro exemplo da força da nossa cultura nordestina. É bonito ver as famílias reunidas, a população participando, os artistas se apresentando e os empreendedores aproveitando a festa para gerar renda e movimentar a economia local.
A cultura tem esse poder: preservar tradições, fortalecer a identidade do nosso povo e criar oportunidades para quem vive do seu trabalho. Por isso, faço questão de prestigiar eventos que valorizam as nossas raízes e impulsionam o desenvolvimento dos municípios.
Deixo um abraço especial ao vice-prefeito @brunodantas.55, à presidente Câmara dos vereadores, @vereadoraveronica, ao vereador @marciogafreire, que nos receberam com tanto carinho, ao Prefeito @zefigueiredooficial e a todos que contribuem para fazer dessa festa um sucesso. Viva o São João em São José, viva a cultura nordestina e viva o povo potiguar! 🎶✨🌽
São João também é tradição com sabor! 🌽💛
Nada melhor do que um delicioso bolo de milho para celebrar a cultura nordestina e as receitas que passam de geração em geração. Em São José de Mipibu, além do forró e da alegria, também tem muita comida boa para valorizar as nossas raízes!
Ser nordestina é gostoso demais!🪗✨
Que alegria participar da 36ª edição do São João em São José, uma das festas juninas mais tradicionais do nosso estado! 🌽🪗✨
Uma celebração que valoriza a cultura nordestina, reúne famílias, movimenta a economia e mantém vivas as nossas tradições. Parabéns, ao prefeito @zefigueiredooficial e a todos que fazem essa grande festa acontecer!
Um abraço especial a presidente Câmara dos vereadores, @vereadoraveronica, ao vereador @marciogafreire, ao vice-prefeito @brunodantas.55 e ao povo acolhedor de São José de Mipibu. ❤️
A definição de “haja coração”! 😅 Sentir essa vibração e acompanhar o jogo do Brasil cercada por essa energia maravilhosa não tem preço, minha gente!
Vestir a camisa, torcer a cada segundo e celebrar a nossa união é o que faz o clima de Copa ser tão inesquecível.
Nossa torcida é pé-quente e joga junto até o apito final! Vamos que vamos, Brasil! 🇧🇷⚽️🔥
O Arraiá do Seu Ambrósio encheu a Praça Santo Ambrósio de cores e alegria no bairro do Planalto! 🌽🪗
Foi uma honra celebrar a nossa rica tradição nordestina a convite do amigo e vereador Preto Aquino. Momentos assim fortalecem a comunidade estar junto é sempre uma alegria.
Tenho muito orgulho de garantir, por meio do nosso mandato, recursos para trazer melhorias reais para o Planalto, como a construção do Complexo Esportivo. Uma grande conquista para oferecer esporte, lazer e oportunidades para as crianças, jovens e famílias de toda a região.
Seguimos juntos! 🤝💙
Trabalho, saúde e cidadania pertinho do povo! 🤝💙
Foi gratificante acompanhar as ações da Prefeitura Itinerante hoje no Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante. Iniciativas como essa, que reúnem consultas médicas, vacinação, regularização de documentos e suporte ao homem do campo em um só lugar, mostram a força de uma gestão comprometida com a dignidade da nossa gente.
No Senado, o meu compromisso segue firme em apoiar e destinar recursos para que os municípios do nosso Rio Grande do Norte possam ampliar cada vez mais o cuidado e a assistência à população.
Parabéns a todos os envolvidos por esse sábado de tanto serviço e acolhimento! 👏
Recebo com gratidão e responsabilidade o resultado de mais uma pesquisa do Instituto Seta, com números que mostram um cenário muito positivo: seguimos crescendo, consolidados entre os dois nomes que ocuparão as vagas para o Senado. 💙🚀
Esse reconhecimento é resultado de um mandato sério, de trabalho constante e de uma atuação sempre ao lado do povo potiguar.
Talvez por isso, cada vez mais pessoas me vejam como aquilo que sempre busquei ser: a senadora de todos.
Recebo esse resultado com humildade e ainda mais disposição para continuar trabalhando pelo Rio Grande do Norte. Muito obrigada, minha gente! Seguimos juntos. 🤝
📊Pesquisa Instituto Seta/Blog do Barreto registrada na Justiça Eleitoral sob número RN-01712/2026. 1500 eleitores entrevistados. Intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,5% p.p.
O clima da Copa tomou conta dos bairros Centro e Golandim! 🇧🇷⚽💚💛
A alegria invadiu as ruas de São Gonçalo para comemorar a primeira vitória do Brasil. Foi lindo ver a torcida reunida, vibrando e celebrando 3XO em mais um momento de união e paixão pelo nosso país.
Que venham mais vitórias! Vamos juntos, Brasil! 🙌🏽🇧🇷
Foi uma alegria participar do Arraiá do Seu Ambrósio, a convite do vereador Preto Aquino, e celebrar com a comunidade uma festa tão bonita, repleta de cultura, tradição e alegria. A Praça Santo Ambrósio foi o ponto de encontro, no bairro do Planalto🌽🪗❤️
Momentos como esse fortalecem os laços da comunidade e valorizam as nossas raízes nordestinas. E é com a mesma dedicação que trabalhamos para levar mais qualidade de vida para a população.
Tenho muito orgulho de contribuir com recursos para a construção do Complexo Esportivo do Planalto, o futuro Magelão. Será uma importante conquista que oferecerá mais esporte, lazer, convivência e oportunidades para crianças, jovens e famílias da região.
Seguimos juntos, investindo nas pessoas e construindo um futuro melhor para Natal! ✨🙌🏽
#ArraiaDoAmbrósio #PretoAquino #Planalto #NatalRN #ZenaideMaia
Recebo com muita gratidão essa homenagem, que simboliza uma conquista importante para a saúde de Parnamirim e de toda a região.
Como médica e senadora, sempre acreditei que a saúde é prioridade. Por isso, trabalhei junto ao Ministério da Saúde para viabilizar a habilitação do Centro de Hemodiálise de Parnamirim ao SUS, permitindo a reabertura do serviço e garantindo mais acesso, dignidade e qualidade de vida para os pacientes que dependem desse tratamento.
Essa conquista é fruto do diálogo, da união de esforços e do compromisso com as pessoas. Agradeço o reconhecimento e reafirmo minha disposição de continuar colaborando com a gestão da prefeita Nilda Cruz, buscando recursos, fortalecendo parcerias e apoiando iniciativas que ampliem o acesso à saúde pública de qualidade.
Seguiremos trabalhando para que cada vez mais pessoas possam receber atendimento perto de suas famílias, com o cuidado e o respeito que merecem. 💙🏥
#Saúde
#Parnamirim
#PrefeitaNilda #ZenaideSenadora
A convite do vereador de Natal, Tércio Tinoco, participei de mais uma edição do Sextou na Praça, em Candelária, um evento que já faz parte do calendário da cidade e, há três anos, reúne famílias, cultura, empreendedorismo e inclusão em um mesmo espaço. 💚💛⚽
Foi muito bonito ver tantas pessoas reunidas em clima de Copa do Mundo, para torcer pelo Brasil e celebrando a convivência, o respeito e a alegria de estar junto.
É uma satisfação trilhar ao lado de Tércio na defesa de causas que transformam vidas, especialmente a inclusão e a construção de uma sociedade mais acessível e acolhedora para todos. Parabéns pela iniciativa e por fortalecer, a cada edição, esse espaço de encontro e cidadania. 🇧🇷✨
#ZenaideSenadora #VereadorTercio
#Natal
#NoclimadaCopa
Meu coração se enche de gratidão e alegria ao participar de um evento tão especial como o Arraiá dos Apaexonados. 💙🌽✨
Uma noite marcada pela inclusão, pelo acolhimento e pela celebração da diversidade, reunindo famílias, profissionais, voluntários e assistidos da @apae.parnamirim em um ambiente de muito carinho e respeito.
Parabenizo todos que fazem parte dessa instituição tão importante, que diariamente transforma vidas e mostra que a inclusão é construída com amor, dedicação e oportunidades para todos. 🧩🤝