Zenaide questiona Pazuello sobre desautorização do presidente no episódio “um manda, outro obedece”
21/05/2021
Senado aprova projeto relatado por Zenaide para vacinação prioritária de lactantes, puérperas e gestantes
15/06/2021
Exibir tudo

Zenaide renova apelo para votação do PL da Enfermagem

Nesta segunda (24), na sessão Especial do Senado em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) renovou o apelo para que seja pautado o PL 2.564/20, que define piso salarial nacional e jornada de 30 horas para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.
.
Em seu discurso, Zenaide, que é relatora do PL 2.564/20, parabenizou os profissionais da Enfermagem pela passagem de seu Dia, comemorado em 12 de maio; saudou o autor do PL, senador Fabiano Contarato, e pediu que os senadores ajudem a pautar e aprovar o projeto de lei. A parlamentar destacou a importância da Enfermagem em todos os momentos da vida das pessoas e, em especial, no combate à pandemia, período que tem custado a vida de muitos desses profissionais da saúde e que reforça a necessidade do Congresso aprovar a valorização salarial e a redução nas jornadas extenuantes propostas no PL 2.564 para esses trabalhadores.
.
“A Enfermagem está presente na vida dos brasileiros do nascimento até o óbito. Está na atenção básica, na média e na alta complexidade. Nada mais merecido do que aprovar um piso para esses trabalhadores! Temos que pautar o PL 2564/20, para sermos solidários com quem passa a vida sendo solidário com todos nós”, defendeu Zenaide.
.
A senadora também lembrou que 87% dos profissionais de Enfermagem são mulheres e a maioria, negra; portanto, a aprovação do PL será também uma vitória na luta feminina por direitos e melhores condições de trabalho.
.
A sessão especial do Senado contou com a participação de representantes de diversas entidades representativas dos profissionais de enfermagem, entre elas, a enfermeira Mônica Calazans, primeira brasileira vacinada contra a COVID-19 e que virou símbolo da importância do SUS e da dedicação diária dos profissionais da linha de frente de combate à pandemia.
.
O PL 2.564/20 já conta com parecer favorável de Zenaide Maia e está pronto para entrar na pauta de votações do Senado Federal. Vários senadores que participaram da sessão desta segunda se comprometeram com a aprovação do projeto é com a busca de alternativas orçamentárias para viabilizar o pagamento do piso das categorias da Enfermagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.