Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos nasceu no dia 27 de novembro, no município de Jardim de Piranhas-RN, sendo os seus pais o agricultor João Gonçalves Maia e dona de casa e costureira Anunciada Cecília Maia. Seus pais, batalhadores, sempre falavam para os 15 filhos que a saída para a sobrevivência digna estava na educação.

Zenaide e os seus irmãos foram criados no Sítio Bom Lugar, em Jardim de Piranhas. Desde cedo, a sua trajetória era cercada de dificuldades. Na época, não existia transporte escolar e conseguir chegar à escola, localizada a 12km de sua casa, era um desafio. Apesar das dificuldades da vida no interior, Zenaide Maia teve a vontade de aproveitar as oportunidades da vida, que eram maiores que os obstáculos que surgiam.

Os filhos de Dona Anunciada sempre eram incentivados a buscar os seus sonhos. Zenaide concluiu o primário em Jardim de Piranhas e fez parte da primeira turma do segundo grau (científico), no Instituto de Educação (hoje, CEJA), em Caicó. Ativista, ela chegou a ser presidente do Departamento Feminino da Casa de Estudante de Caicó, aos 15 anos de idade. O presidente geral da instituição era o saudoso Ruy Pereira.

Em 1975, passou no vestibular para Medicina na Universidade Federal do Pernambuco – UFPE. Em 1980, conseguiu transferir o curso para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Casou com Jaime Calado Pereira dos Santos, e desta união nasceu três filhos, atualmente se tornou avó de três netas.

Trabalhou no Hospital Onofre Lopes, em Natal. Sempre teve vocação para o serviço público. Chegou a trabalhar na medicina familiar, atendendo toda a área carente da região e foi diretora de um Complexo de Saúde, no município de Parnamirim, entre os anos de 1983 e 1988.

Em 1992, assumiu a Secretaria de Saúde de São Gonçalo, durante a gestão do prefeito José Targino. Em 2009, voltou a assumir a pasta, agora na gestão do prefeito Jaime Calado.

Em 2015, assumiu o cargo de Deputada Federal, sendo a quarta mais votada do estado em seu primeiro mandato.Sempre aliada à presidente Dilma Rousseff, defendeu o mandato da presidente criticando Eduardo Cunha. Já durante o Governo Michel Temer, votou contra a PEC do Teto dos Gastos Públicos. Em abril de 2017 foi contrária à Reforma Trabalhista. Em agosto de 2017 votou a favor do processo em que se pedia abertura de investigação do então presidente Michel Temer.

Na Câmara dos Deputados  na 55ª Legislatura participou de várias comissões importantes tais como a Comissão de Educação, Comissão de Seguridade Social e Família, Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além da Comissão da Mulher.

Em 2018, com expressiva aprovação popular, Zenaide foi eleita senadora pelo PHS, obtendo 660.315 votos (22,69% dos votos válidos). Tomou posse em 1 de fevereiro de 2019 para a 56.ª legislatura do Senado Federal. Integra o Bloco Parlamentar da Resistência Democrática como a 1ª vice-líder.